Descobrir e visitar Pinhel
Pinhel encontra-se rodeada por colinas, montes e a notável Serra da Marofa. É cidade marcada por planaltos, fortalezas, monumentos e os vastos campos, verdes e férteis, de perder de vista.
Em Pinhel existe tempo para respirar, e também muitas histórias para descobrir.
É nas suas gentes que a “Cidade Falcão” guarda a sua maior riqueza. São elas que carregam as histórias, as tradições, os saberes, as artes e os dons.
É das suas mãos que nasce o belíssimo artesanato típico do concelho e a excelência ímpar da sua gastronomia e dos seus vinhos. É também o povo pinhelense que guarda as memórias, passadas de geração em geração, de um pedaço da história de Portugal que por ali passou.
Documentação de apoio à sua visita:
Mapa do Centro Histórico e do Concelho – em Portugûes
Mapa do Centro Histórico e do Concelho – em Espanhol
Mapa do Centro Histórico e do Concelho – em Inglês
Pinhel esconde em cada pormenor centenas de anos de história.
Uma história que pode ser vivida no seu imponente castelo, nas dezenas de brasões espalhados pela cidade, no Pelourinho, no grandioso património religioso, nas fontes, nas janelas, em cada traço arquitetónico dos seus edifícios. Do traçado medieval da zona histórica aos solares setecentistas e oitocentistas, por entre igrejas, capelas e outros que simbolizam a importância e o poder judicial que a “Cidade Falcão” como é conhecida, deteve outrora, ao magnânimo património edificado, no qual saltam à vista as impetuosas torres do Castelo – sinal máximo da importância tida pela cidade na “defesa nacional” – Pinhel, fruto da sua arquitetura e características de construção de edifícios, é hoje denominada de “cidade com mais solares por metro quadrado”.
Pinhel, cidade sempre em movimento
A Feira das Tradições é o evento que marca e distingue Pinhel por tudo o que representa para os pinhelenses e por se tratar da reprodução fiel do empenho da comunidade em representar a vida e o quotidiano de outrora.
É um evento que atingiu uma dimensão de âmbito nacional que, para além de envolver as gentes do concelho, as suas instituições, associações e demais tecido social e empresarial atrai, num só fim de semana, mais de 50 mil visitantes.
Anualmente e sempre no fim de semana que antecede o Carnaval, acontece o maior e mais importante evento do concelho e um dos maiores de toda a região.
Este certame assume-se como um espaço de conhecimento, lazer e diversão, no qual decorrem colóquios, desfiles alegóricos e atividades radicais, ao mesmo tempo que apresenta um vasto leque de propostas culturais que vão desde a música tradicional aos concertos com nomes sonantes da música portuguesa e estrangeira.
A animação é garantida durante os três dias de exposição.
Pinhel sabe receber e quem visita esta feira fica com o desejo de voltar…
Todas as épocas do ano são indicadas para visitar Pinhel, contudo importa lembrar a realização de eventos que representam um atrativo extra. Além da Feira das Tradições, assumem particular destaque a Feira Medieval (no primeiro fim de semana de junho), as Festas da Cidade (em finais de agosto), o certame Beira Interior – Vinhos & Sabores (em meados de novembro), as atividades inerentes à época de Natal e a Corrida de São Silvestre (dia 31 de dezembro), são alguns dos momentos marcantes de um concelho que não pára.