O Núcleo Museológico do Carvalhal da Atalaia foi criado em 2002 por iniciativa da Associação Desportiva e Cultural “Os Amigos do Carvalhal”.

Este integra quatro espaços diferentes onde estão representados os usos, costumes e atividades económicas tradicionais das gentes desta localidade do concelho de Pinhel.

No primeiro edifício representa-se uma cozinha rural tipicamente beirã, onde se pode ter contacto com alguns dos objetos mais utilizados, quotidianamente, por este povo nas lides domésticas. Por outro lado, é feita uma representação fidedigna do ciclo do linho, desde a fase da plantação até à fase da tecelagem, naquela que os habitantes locais chamam de “Casa do Linho”.

Na “Casa das Fotografias” estão ilustrados sítios, pessoas e ocasiões emblemáticas do Carvalhal, a par de uma genuína exposição de brinquedos de outrora, como o pião, a taloca, o assobio, entre outros, com os quais as crianças de antigamente ocupavam os seus tempos livres.

O “Museu da Agricultura e das Artes” é uma representação tradicional de inúmeras atividades económicas, artes e ofícios daquelas gentes, de que são exemplo as ferramentas do pedreiro, a cadeira e as tesouras do barbeiro, as formas do sapateiro, a mesa e as serras do carpinteiro, os ganchos, a charrua e a tarimba do lavrador.

A “Frágua do Ti Zé Pereira” representa o local onde o ferreiro forjava o ferro, com os materiais e meios técnicos do seu tempo.

Pelos recantos deste Núcleo Museológico encontram-se, ainda, diversos apontamentos que marcaram o quotidiano e a cultura deste povo, de que são exemplo as várias rodas de carroça expostas e uma carroça integral com mais de 50 anos de existência.

Localização e contactos:

Núcleo Museológico do Carvalhal da Atalaia
GPS: 40°41’33.80”N • 7° 1’6.30”O

Sr. Manuel Albino – 271 448 113
Dª. Lurdes – 271 448 237
Sr. José João – 933 488 697
Sr. Joaquim Amaral – 936 410 357
Câmara Municipal de Pinhel – Turismo – 271 410 000

NOTA: As visitas a este espaço requerem marcação prévia.