A funcionar durante algum tempo na antiga escola primária, o Museu Etnográfico ocupa agora as instalações do Centro Social Cultural e Recreativo do Lamegal

Localizado no centro da aldeia, o Museu era um sonho antigo da Prof. Maria José Capelo, natural do Lamegal, para quem a atribuição do seu nome ao espaço foi uma surpresa apenas desvendada no momento da inauguração, realizada dia 17 de agosto, na presença dos órgãos sociais do Centro Social Cultural e Recreativo, do Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, e de muitos lamegalenses.

Ao longo dos últimos anos, Maria José Capelo, professora primária aposentada, tem defendido a ideia de que “Preservar a Memória é investir no futuro”, mote que levou à criação do Museu Etnográfico onde é possível visitar as oficinas do Albardeiro, do Carpinteiro, do Ferreiro e da Tecedeira, artes e ofícios que foram caindo em desuso mas que eram tradição das gentes do Lamegal. Além disso, existe ainda a recreação da “antiga escola” e uma sala dedicada ao Auto dos Pastorinhos, maior símbolo cultural do Lamegal.

Morada: Largo da Devesa, n.º 5, 6400_232_Lamegal
Telefone: 271448535