Atividades Desportivas Promovidas Pelo Município

É durante o mês de agosto que a cidade de Pinhel acolhe o Open de Ténis “Cidade de Pinhel”.

Esta atividade tem por objetivo divulgar e promover o Ténis junto dos munícipes, e de quem nos visita, e tem vindo a despertar um crescente interesse por parte de todos ao longo dos anos.
Os jogos decorrem no Polidesportivo Municipal de Pinhel, junto à Casa da Cultura.

O BTT é uma atividade que tem vindo a ganhar muitos adeptos a nível nacional e o concelho de Pinhel não é exceção.

Atento a esta realidade, o Município tem realizado, todos os anos, uma maratona de BTT cujo percurso é feito, maioritariamente, em caminhos rurais.
Esta iniciativa conta já com participantes de todo o país e também do estrangeiro, pelo que é encarada, também, como uma forma diferente de mostrar a todos as paisagens do nosso concelho.

A pensar nas interrupções letivas da Páscoa, Verão e Natal, foi criado o programa “Férias Desportivas”.

Destinado a crianças dos 6 aos 14 anos de idade, este programa tem como objetivo ocupar os mais pequenos neste período de pausa letiva. Assim, durante as férias, são proporcionadas às crianças inúmeras atividades desportivas e de lazer, despertando o seu gosto destes para a atividade física, novas aventuras, bem como para o convívio com as outras crianças.

Férias de Páscoa
Neste período são desenvolvidas atividades ligadas ao tema da Páscoa, tais como caça aos ovos e trabalhos manuais alusivas à época.

Férias de Verão
Este é o período alto das férias e também o que proporciona mais atividades para as crianças. O bom tempo propicia atividades ao ar livre, como caminhadas, caça ao tesouro, piscina, acampamentos, atividades físicas e de lazer. Durante este período, todas as quinzenas têm um tema específico, que nunca se repete de ano para ano.

Férias de Natal
Durante a interrupção de Natal são desenvolvidas várias atividades alusivas à época natalícia.

Todos os anos, no 1º domingo de junho, o Município organiza, em parceria com a Associação de Cavaleiros do Concelho de Pinhel, o Percurso Equestre.

O Percurso junta os amantes dos cavalos num passeio pelo concelho. O trajeto é feito maioritariamente por caminhos rurais, permitindo assim que todos os participantes disfrutem das belas paisagens do nosso concelho.

As “Pinhelíadas” são uma iniciativa promovida pelo Município de Pinhel em parceria com as Juntas de Freguesia e as Associações das várias localidades do concelho onde são realizadas as atividades.

Com o objetivo de proporcionar jornadas de convívio em torno da prática desportiva, esta iniciativa realiza-se periodicamente nas várias freguesias do concelho.

Pesca, Jogos Tradicionais, Sueca, Atletismo, Damas, Xadrez, Ping-Pong e Matraquilhos são algumas das modalidades que englobam as “Pinhelíadas” e que têm percorrido todo o concelho.
Esta iniciativa alia assim o entusiasmo dos participantes em realizar estas atividades desportivas à vontade de vencer, mas no final o que mais sobressai é o convívio entre os intervenientes.

O Torneio de Futsal – Inter Freguesias e Sub 14 são duas das iniciativas que mais adesão têm tido no concelho.

O Torneio de Inter Freguesia de Futsal é, tal como o nome indica, uma competição que acolhe equipas das várias freguesias do concelho, defrontando-se entre si. Esta iniciativa realiza-se todas as sextas-feiras e sábados dos meses de julho e agosto, no Centro de Congressos de Pinhel.

A competição Sub 14 é realizada durante torneio Inter-freguesias.

Estas duas iniciativas, promovidas pelo Município de Pinhel, têm como principal objetivo proporcionar jornadas de convívio em torno da prática do Futebol de Salão.