Biblioteca Municipal Luís Augusto das Neves

A instalação da Biblioteca Municipal num edifício condigno era já uma aspiração antiga.

Criada em 1937, a Biblioteca conheceu a sua primeira morada na “Casa Simões Ferreira”, junto à Fonte do Bispo. Mais tarde, foi transferida para o edifício do antigo Convento de Santa Clara, onde permaneceu até 1973. Nesta altura, mudou novamente de instalações, passando a funcionar no edifício da Câmara Municipal de Pinhel, até 1999, ano em que foi transferida para o piso superior do edifício do Mercado Municipal.

Considerando que este equipamento de extrema importância não estava condignamente instalado, nem em termos de acessibilidades, nem em termos de instalações, o Município de Pinhel adquiriu um edifício situado no perímetro do centro histórico (conhecido como a Casa dos Bandarra) e procedeu à sua reabilitação, de modo a aí instalar definitivamente a Biblioteca Municipal Luís Augusto das Neves.

A inauguração das novas instalações, situadas na Rua Tenente Valadim, nº3 (junto à Porta de Santiago, uma das seis portas da muralha de Pinhel), aconteceu a 25 de agosto de 2022, Dia da Cidade, na presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O investimento rondou os 490 mil euros, comparticipados em 85%, ao abrigo de uma candidatura ao PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana, programa que visa contribuir para a sustentabilidade dos territórios.

Sobre a Biblioteca

A Biblioteca Municipal de Pinhel foi criada em 1937, fruto da paixão e dedicação de um homem da terra, Luís Augusto das Neves, nome que lhe foi atribuído na sequência de uma proposta apresentada e aprovada por unanimidade em reunião de Câmara de 18 de agosto de 2022.

Dispõe de um vasto espólio doado pelo serviço de Bibliotecas da Fundação Calouste Gulbenkian, aquando da sua extinção, em 2000, além de obras provenientes da oferta de particulares e, também, de aquisições efetuadas pelo Município.

Sendo uma infraestrutura cultural imprescindível a um desenvolvimento integrado, onde a informação, a cultura e o lazer contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, a Biblioteca Municipal Luís Augusto das Neves dispõe de diversos espaços funcionais, capazes de servir os diferentes públicos.

Disposta verticalmente em três pisos, a entrada na Biblioteca faz-se pelo piso principal que dispõe de um balcão de atendimento e uma área infantil, onde as crianças podem realizar trabalhos e requisitar livros para ler em casa. Dispõe também de um pequeno auditório para sessões de contos e outras atividades artísticas.

No primeiro andar, além da área de leitura, com várias secções, existe também uma sala, preparada para projeção, onde podem ser realizadas iniciativas tais como apresentação de livros e autores.

Todos os espaços da Biblioteca dispõem de acesso gratuito à Internet (wireless).

A Biblioteca Municipal Luís Augusto das Neves está integrada na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e na Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE).

Horário de funcionamento:
de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das  14h00 às 17h30

Endereço e contactos