Assembleia Municipal de Pinhel aprova novos regulamentos municipais
Março 3, 2016Município de Pinhel e Agrupamento de Escolas inauguram monumento
Março 10, 2016O Conselho Local de Ação Social de Pinhel esteve reunido, dia 3 de março, nesta que foi a primeira sessão de trabalho do ano de 2016. Como habitualmente, reuniu primeiro o Núcleo Executivo e, de seguida, a Comissão Alargada.
No que diz respeito à reunião da Comissão Alargada, estiveram presentes 26 parceiros numa sessão onde foi apresentado o Relatório de Execução das atividades desenvolvidas no âmbito do Plano de Ação para 2015, de acordo com os quatro eixos de intervenção definidos, a saber: População Desfavorecida/Excluída, Habitação, Terceira Idade e Emprego, Empreendedorismo e Inovação.
No 1º Eixo – População Desfavorecida/Excluída, destaque para a ação do NARP – Núcleo de Alcoólicos Recuperados de Pinhel, no NLI – Núcleo Local de Inserção, da Santa Casa da Misericórdia de Pinhel (através da sua Cantina Social), do FEAC – Programa de Emergência Alimentar e, ainda, da CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
No 2º Eixo – Habitação, foi apresentada, como exemplo a seguir, uma intervenção de fundo realizada na habitação de um munícipe residente em Azêvo, fruto da conjugação de esforços de vários parceiros (GNR, Município, IPSS, comunidade e família).
Já no 3º Eixo – Terceira Idade, foi feita uma súmula das ações desenvolvidas pelo Município de Pinhel ao longo do ano, com destaque para a continuidade do Ateliê de Manualidades e das sessões de Desporto Sénior, a par de outras como a Comemoração do Dia Internacional do Idoso e a Festa de Natal para as IPSS. Já no que diz respeito ao apoio financeiro para obras de remodelação levadas a efeito por IPSS, fica o registo de compartições na ordem dos 80 mil euros para três projetos.
Finalmente, no 4º Eixo – Emprego, Empreendedorismo e Inovação, foi dado conhecimento do trabalho realizado pelo Gabinete de Apoio ao Investidor do Município de Pinhel, assim como de algumas ações de promoção dos produtos endógenos do concelho.
A fim de dar seguimento ao trabalho realizado, o Conselho Local de Ação Social de Pinhel, presidido pelo Presidente da Câmara Municipal, aprovou o Plano de Ação para 2016, continuando a basear-se nos mesmos quatro eixos: População Desfavorecida/Excluída, Habitação, Terceira Idade e Emprego, Empreendedorismo e Inovação.