Alunos do 11º e 12º anos regressam hoje às aulas presenciais
Maio 18, 2020Espaços de Cultura e Turismo reabrem portas ao público
Maio 29, 2020O Executivo da Câmara Municipal de Pinhel esteve ontem reunido naquela que foi a segunda reunião de maio e que teve lugar no Auditório da Câmara Municipal de Pinhel, garantindo-se as distâncias recomendadas entre todos os participantes.
Antes de entrar na ordem do dia, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, teve oportunidade de fazer um ponto de situação relativo à situação decorrente da pandemia de COVID-19.
Numa fase em que o número de casos recuperados tem vindo a aumentar e em que se mantêm 5 casos ativos (de acordo com o relatório diário de 21-05-2020), o autarca lembra que é fundamental que a população se mantenha atenta e vigilante, não descurando cuidados básicos como o uso da máscara (em locais fechados como comércios ou serviços), assim como a frequente higienização/desinfeção das mãos.
A este propósito, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel informou que está em curso o processo de aquisição de dispensadores de álcool-gel comunitários para colocação em vários pontos da cidade e também nalgumas freguesias, junto de edifícios públicos ou serviços, bem como junto a instituições bancárias / multibancos.
Dos assuntos agendados na ordem do dia, e ainda relacionado com a situação COVID, destaque para a aprovação da proposta de isenção do pagamento das taxas devidas pela ocupação de espaço público para esplanadas, com o objetivo de estimular a retoma económica e dinamizar o comércio local. Efetivamente, tendo estado encerrados ao público durante cerca de dois meses, muitos cafés e restaurantes estão agora a reabrir ao público, respeitando as medidas recomendadas pelo Governo, e procurando privilegiar os espaços ao ar livre proporcionados pelas esplanadas. Além de aprovar a isenção de pagamento das taxas inerentes à ocupação de espaço público, durante os próximos meses, o Executivo aprovou os dez pedidos de esplanadas apresentados por outros tantos estabelecimentos (entre cafés e restaurantes).
Da ordem de trabalhos desta segunda reunião de maio, importa ainda referir a aprovação do Relatório de Gestão e de Documentos de Prestação de Contas referentes ao ano de 2019, documento que ainda carece de análise e votação por parte da Assembleia Municipal de Pinhel (que previsivelmente irá reunir em junho).