Torneio de Andebol Scandibérico
Outubro 16, 2023Município de Pinhel entrega primeiros compostores
Outubro 20, 2023O Executivo da Câmara Municipal de Pinhel esteve reunido dia 19 de outubro.
Antes de entrar na ordem de trabalhos, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Daniela Capelo, deu conhecimento ao Executivo de que o processo de aquisição das instalações que acolhem o Centro Logístico já obteve luz verde por parte do Tribunal de Contas que sufragou a avaliação jurídica, económica e financeira efetuada pelo Município.
“Foi um processo difícil, tendo em conta as múltiplas e minuciosas exigências do Tribunal de Contas, ao longo de vários meses, mas finalmente obtivemos o visto necessário para dar seguimento à aquisição destas instalações que são fundamentais para a realização dos eventos promovidos pelo Município de Pinhel, mas também para armazenar veículos e outros bens e materiais”.
“É de facto um equipamento sem igual no concelho e, como tal, ficamos naturalmente satisfeitos por poder avançar para a concretização deste objetivo”, concluiu a Vice-Presidente.
Impostos Municipais
Da ordem de trabalhos destaque para a aprovação das propostas referentes aos impostos municipais a cobrar em 2024, propostas que vão ser remetidas à Assembleia Municipal para análise e votação final.
No que diz respeito à Derrama (imposto aplicado às empresas), o Executivo deliberou manter a taxa de 1,5% sobre o lucro tributável sujeito e não isento de imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas (IRC). A par disso, e tal como tem sido prática nos últimos anos, o Executivo deliberou também que ficam isentas do pagamento de derrama todas as empresas com sede social ou domicílio fiscal no concelho de Pinhel.
Já no que diz respeito à participação variável de IRS, o Executivo deliberou manter a taxa de 5% a aplicar aos sujeitos passivos com domicílio fiscal na respetiva circunscrição territorial, relativa aos rendimentos do ano imediatamente anterior.