Pessoas com mais de 80 anos já estão a ser vacinadas
Fevereiro 18, 2021Assinatura de Protocolos de apoio a coletividades do concelho
Fevereiro 20, 2021O Executivo da Câmara Municipal de Pinhel esteve reunido a 18 de fevereiro, dia em que teve início o processo de vacinação à população com mais de 80 anos.
Antes de entrar na ordem do dia, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, informou o Executivo que teve início esta quinta-feira, 18 de fevereiro, o processo de vacinação à população com mais de 80 anos residente no concelho de Pinhel. Mais informou que o Município colaborou uma vez mais com as autoridades de Saúde, ao criar as melhores condições possíveis no Centro Logístico, agora transformado em Centro de Vacinação, onde irá decorrer o processo de vacinação da população. Além disso, e caso seja necessário, a autarquia também disponibilizará transporte, necessidade que será averiguada aquando do contacto do Centro de Saúde de Pinhel com os utentes chamados nesta fase.
Do período da ordem do dia, vários assuntos em destaque, começando desde logo pela aprovação da proposta de adesão ao projeto “Viagem do Elefante – Rota Turística Literária”, promovido pela Associação Territórios do Côa, em parceria com vários municípios da Beira Interior e também com a Fundação Saramago. Inspirada na obra “Viagem do Elefante”, de José Saramago, esta Rota tem como objetivo a valorização e promoção da Cultura na Região Centro e, em particular, nos territórios de baixa densidade referenciados na obra do Nobel da Literatura, entre os quais o concelho de Pinhel, com especial destaque para Cidadelhe, aldeia que Saramago teve oportunidade de visitar algumas vezes e pela qual sentia particular afeto.
Da ordem de trabalhos, destaque ainda para a aprovação da proposta de apresentar uma candidatura ao “Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar” sendo que, associado a este plano está a criação, em Pinhel, de uma Sala Sensorial baseada em práticas terapêuticas Snoezelen (terapia dos sentidos). De referir que fruto de uma primeira candidatura, a Sala Sensorial já foi criada numa área do Jardim de Infância de Pinhel, sendo que o objetivo desta segunda candidatura é garantir os meios humanos e também alguns meios técnicos para tirar o maior partido possível da Sala e dos benefícios da terapia Snoezelen.