Da ordem de trabalhos da reunião realizada no dia 16 de maio, destaque para a aprovação da reformulação e atualização do protocolo de colaboração entre o Município de Pinhel e a Associação Dignitude, no âmbito do programa abem – Rede Solidária do Medicamento, programa que visa garantir que todos tenham acesso aos medicamentos de que precisam.
Recorde-se que as instituições são parceiras desde 2018 e, desde então, foram abrangidos por este programa 90 munícipes pinhelenses que, desde modo, viram garantido o acesso a medicamentos essenciais e prescritos pelos seus médicos de família.
Atualmente, registam-se 51 beneficiários ativos e a atualização do protocolo prende-se com alguns imperativos legais, ficando também a constar do documento a definição do número máximo de 60 beneficiários, importando referir que o número vai variando consoante os pedidos e as necessidades.
A título de exemplo, o programa também abrange casos de inesperada carência económica decorrentes de situações de desemprego repentino ou de confronto com doença incapacitante, entre outros casos a analisar.