Reabilitação do Parque Municipal da Trincheira avança para a 2ª fase
Fevereiro 8, 2021Pessoas com mais de 80 anos já estão a ser vacinadas
Fevereiro 18, 2021O Executivo da Câmara Municipal de Pinhel realizou hoje uma reunião extraordinária a fim de analisar e aprovar diversas propostas que irá remeter para a próxima sessão da Assembleia Municipal, agendada para dia 26 de fevereiro.
Apesar de ser uma reunião extraordinária, à qual não podem ser aditados pontos, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, começou por lembrar que se assinalou esta terça-feira um dia de Luto Municipal em homenagem a António Escudeiro Valente, antigo Vereador da Câmara Municipal de Pinhel e também antigo Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Pinhelenses.
“Apesar de não ser natural do concelho de Pinhel, todos recordamos o Sr. Valente como um homem afável, trabalhador e dinâmico que, no seu tempo, muito contribuiu para o desenvolvimento do concelho”, afirmou o autarca, propondo um minuto de silêncio em memória de António Escudeiro Valente.
Entrando na ordem de trabalhos, destaque para a aprovação por unanimidade da proposta relativa ao Programa Extraordinário de Apoio à Economia Local. De referir que este programa surge em resposta à situação de pandemia, que se prolonga há quase um ano.
Neste contexto, e havendo agora base legal para o fazer, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel propôs ao Executivo a aprovação de um apoio financeiro às empresas com sede no concelho que tiveram de encerrar devido à situação de confinamento.
Trata-se de um apoio no valor de 500 euros por empresa, para “reforço da tesouraria das empresas”, não acumulável com outros apoios para o mesmo efeito.
Feito o levantamento das empresas que poderão vir a beneficiar deste apoio, estima-se que sejam cerca de 135 pequenas ou médias empresas, o que poderá representar um investimento do Município na ordem dos 70.000€.
Não sendo o valor desejado, todos gostariam que fosse mais, é um valor que poderá ajudar e que está ao alcance do Orçamento Municipal definido para 2021.
Da ordem de trabalhos desta reunião extraordinária, importa ainda referir a aprovação de quatro propostas de atribuição de apoios financeiros a outras tantas Freguesias do concelho, sendo todos eles destinados ao melhoramento de caminhos rurais, competência das Juntas de Freguesia que, contudo, precisam do apoio do Município para levar a efeito estes investimentos que, no total, somam cerca de 212 mil euros.