Museu à Noite dedicado ao retábulo da Misericórdia de Pinhel
Fevereiro 1, 2019
Mostrar tudo

Pinhel e Guijuelo celebram acordo de geminação

O Município de Pinhel e o Ayuntamiento de Guijuelo (Salamanca / Espanha) oficializaram ontem o protocolo de geminação que visa o reforço das relações de amizade e parceria que os dois territórios têm vindo a desenvolver nos últimos anos.

O ato teve lugar no âmbito das 34ª Jornadas de la Matanza Típica promovidas pelo Ayuntamiento de Guijuelo, naquele que foi o “Dia Institucional”.
A acompanhar o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel foi também a Presidente da Assembleia Municipal e os Presidentes de Junta de Freguesia, que serão certamente chamados a participar no estreitar de laços entre as gentes de Pinhel e as gentes de Guijuelo, localidade que integra a província de Salamanca, comunidade autónoma de Castilla y León.
De referir que Guijuelo é conhecido pelo seu afamado “jamón” sendo intenção dos municípios envolvidos “casar” o Vinho de Pinhel com o Presunto de Guijuelo, dois produtos de excelência e de extrema importância para as respetivas economias locais.
Além da assinatura do protocolo de geminação, que irá repetir-se em Pinhel no dia 1 de março, no âmbito da inauguração da Feira das Tradições, o Ayuntamiento de Guijuelo também aproveitou o Dia Institucional para atribuir o título de “Matancero de Honor” ao Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura. Igual distinção foi atribuída à Universidade de Salamanca, na pessoa do seu Vice-Reitor, Enrique Cabero.
Depois de assistir à “Matanza Típica”, onde não faltaram as degustações de produtos locais de Pinhel e de Guijuelo, o primeiro encontro ao abrigo do “hermanamento” terminou com um almoço convívio acompanhado pelos sabores mais tradicionais de Guijuelo.