Drift Pinhel – Campeonato Nacional e Taça Intercontinental
Agosto 22, 2022Inauguração da Avenida António Escudeiro Valente
Agosto 29, 2022Pinhel assinalou mais um aniversário da sua elevação a Cidade, por Alvará de D. José I atribuído a 25 de agosto de 1770. Para comemorar a efeméride, o Município de Pinhel agendou um vasto conjunto de atividades que culminou com o programa de atos públicos reservados para o Dia da Cidade.
As comemorações do feriado municipal tiveram início às 10.00h, em frente aos Paços do Concelho, com o Hastear das Bandeiras e a Sessão Solene em que usou da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura.
Eleito em 2013, e estando já a cumprir o seu terceiro e último mandato, o autarca lembrou os investimentos realizados ao longo dos últimos nove anos em que assumiu a Presidência da Câmara e esteve à frente dos destinos do concelho.
Nesta primeira intervenção, o edil de Pinhel também deu a conhecer as obras e equipamentos que vão ser inaugurados ao longo do dia, neste feriado municipal que assinala os 252 anos da Cidade Falcão.
Avenida António Escudeiro Valente (via de acesso ao Estádio Municipal e ao bairro dos Olivais) e Monumento de Homenagem às Vítimas da Covid-19 (em frente à Piscina Municipal coberta) foram as inaugurações realizadas durante o período da manhã.
À tarde, e já com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, segue-se a inauguração das novas instalações da Biblioteca Municipal Luís Augusto das Neves (em frente ao IEFF e à Segurança Social) e do Parque de Caravanismo (ao lado da Piscina Municipal coberta), dois equipamentos de particular importância para a Cidade e para o Concelho.
Mas porque é da sua natureza querer sempre mais, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel elencou ainda projetos que o Município pretende executar durante o mandato em curso.
Avenida António Escudeiro Valente
A construção desta Avenida surgiu com o propósito de criar mais um acesso à cidade, beneficiando também os acessos ao Estádio Municipal e ao Centro de Bem-Estar Animal, dois equipamentos municipais concretizados em 2016 e 2021, respetivamente.
A construção deste novo arruamento teve em conta a existência de um caminho público de terra batida que fazia a ligação entre a zona conhecida por Carreira do Tiro e a Rua das Encruzilhadas que, por sua vez, dá acesso à Estrada Nacional 221.
A nova Avenida tem cerca de 270 metros de cumprimento, o que equivale a uma área de intervenção de cerca de 7200 m2. Quanto ao investimento, rondou os 233 mil euros.
A atribuição do topónimo, por proposta da Câmara de Pinhel, aprovada em reunião de 31 de março de 2022, pretende ser uma homenagem a António Escudeiro Valente, pinhelense falecido em fevereiro de 2021.
Aquando da inauguração, o Presidente da Câmara, Rui Ventura, lembrou que “António Escudeiro Valente, para mim será sempre o Sr. Valente, foi um ilustre pinhelense, que se destacou em áreas como a Política, mas também o Associativismo. Foi Vereador na Câmara Municipal de Pinhel e também membro da Assembleia Municipal de Pinhel, em diversos mandatos. Assumiu e desempenhou o cargo de Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Pinhelenses.(…) Acima de tudo, foi um pinhelense respeitado e admirado, que dedicou grande parte da sua vida à causa pública e ao desenvolvimento do concelho, motivo pelo qual a atribuição do seu nome a um novo arruamento é uma homenagem mais do que merecida”, concluiu o autarca.
Em representação dos familiares, usou da palavra nesta inauguração a filha, Carla Valente, que agradeceu a homenagem prestada pela Câmara Municipal de Pinhel ao atribuir o nome de António Escudeiro Valente a uma avenida da cidade.
Monumento de Homenagem às Vítimas da Covid-19
Dois anos e meio volvidos, o Município de Pinhel entendeu por bem fazer uma homenagem às vítimas da COVID-19 e às suas famílias, materializada num conjunto escultórico instalado no espaço verde em frente à Piscina Municipal coberta. O monumento é também um gesto de reconhecimento e agradecimento do concelho de Pinhel a todos aqueles que estiveram na linha da frente do combate à pandemia.
“O conjunto escultórico é constituído por dois elementos que são a continuidade um do outro e ambos executados em aço corten. Trata-se de dois troços de uma escadaria, arrancando o mais pequeno do solo e o segundo com uma dimensão superior desenvolvendo-se no espaço e apoiado num troço de árvore estilizado. Entre os dois lances de escadas, existe um intervalo com a dimensão de dois degraus, representando o espaço temporal (em anos) que a pandemia “roubou” a todos em termos de vivência em sociedade e família e que nos privou ainda mais amargamente da companhia de muitos entes queridos para sempre”, pode ler-se na memória descritiva redigida pelo Arq. António Saraiva, autor do projeto.
A inauguração do Monumento de Homenagem às Vítimas da Covid-19 (o primeiro a ser erguido em Portugal Continental) culminou com um minuto de silêncio.
Biblioteca Municipal
Integrada no programa de atos oficiais do Dia da Cidade, a inauguração da Biblioteca Municipal Luís Augusto das Neves contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
A instalação da Biblioteca Municipal num edifício condigno era já uma aspiração antiga. De facto, a Biblioteca de Pinhel assinala este ano 85 anos e, ao longo destas décadas, conheceu diversas casas. Em 1999, passou para o piso superior do Mercado Municipal que, no entender do Executivo, não era a localização ideal, nem em termos de acessibilidades, nem em termos de instalações.
Depois de ponderar várias opções, o Município adquiriu um edifício situado no perímetro do centro histórico e procedeu à sua reabilitação, de modo a aí instalar definitivamente a Biblioteca Municipal Luís Augusto das Neves.
O projeto de recuperação e adaptação do edifício foi elaborado pelos Serviços Técnicos do Município, de modo a dar resposta à necessidade de instalações condignas para acolher este serviço e proporcionar melhores condições a todos aqueles que frequentam a Biblioteca.
O investimento rondou os 490 mil euros, comparticipados em 85%, ao abrigo de uma candidatura ao PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana, programa que visa contribuir para a sustentabilidade dos territórios.
Para Rui Ventura, Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, a execução desta obra representa a concretização de mais um objetivo, o que é naturalmente motivo de orgulho e felicidade”.
À Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o autarca agradeceu a presença lembrando que “já esteve connosco em muitas ocasiões e em muitas inaugurações, na qualidade de Presidente da CCDRC, sendo contudo de destacar que na qualidade de Ministra é a primeira inauguração de equipamentos em que participa em Pinhel”.
Parque de Caravanismo
O programa oficial do Dia da Cidade chegou ao fim com a inauguração do Parque de Caravanismo, presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
O aumento do número de visitantes e turistas que procuram Pinhel tem sido uma constante ao longo dos últimos anos e, consequência disso, têm vindo a surgir novos empreendimentos turísticos na cidade e no concelho.
Neste contexto e tendo em conta o número crescente de caravanistas e autocaravanistas que visitam Pinhel e aqui querem pernoitar, o Executivo da Câmara Municipal de Pinhel decidiu avançar com a construção de um Parque de Caravanismo, aproveitando um terreno municipal existente ao lado da Piscina e do Multiusos.
Neste espaço, com cerca de 10 mil metros quadrados, foram criados 20 lugares para acolher caravanas ou autocaravanas. Também foi recuperado um antigo lagar que servirá de edifício de apoio, com instalações sanitárias e espaço coberto para refeições, entre outras comodidades.
A vegetação da zona envolvente foi mantida e foram criadas mais zonas verdes, tudo a pensar no bem-estar dos caravanistas.
A intervenção resultou de um projeto desenvolvido pelos Serviços Técnicos do Município e o investimento rondou os cerca de 325 mil euros, como lembrou o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura.
Quanto à Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, mostrou-se satisfeita por voltar a Pinhel, onde é sempre bem recebida, assim como por ver que o Município continua empenhado em concretizar os seus objetivos, o que tem sido notório e muito tem contribuído para o desenvolvimento do concelho e para a sua atratividade.