Inauguração do Pavilhão Multiusos do Manigoto
Agosto 16, 2021Inauguração da ampliação do Cemitério de Vascoveiro
Setembro 7, 2021No dia 25 de agosto, Pinhel assinalou mais um aniversário da sua elevação a Cidade, por Alvará de D. José I atribuído a 25 de agosto de 1770. Nesta data festiva mas ainda marcada pela situação de pandemia, o Município de Pinhel agendou cinco dias de atividades culturais e desportivas, culminando com um programa de atos públicos reservados para o Dia da Cidade.
O programa do feriado municipal teve início às 10.00h, em frente aos Paços do Concelho, com o Hastear das Bandeiras e a Sessão Solene em que usou da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura. Além de lembrar o acontecimento que esteve na génese da instituição do Dia da Cidade, o autarca fez questão de frisar a importância da concretização dos projetos e equipamentos que iriam ser inaugurados ao longo do dia. Mas porque é natural querer sempre mais, elencou ainda projetos que o Município pretende executar a curto / médio prazo.
Dia da Cidade marcado por várias inaugurações
Seguiu-se a inauguração do Centro Interpretativo do Castelo e Territórios de Pinhel, projeto que visa qualificar a experiência de visita do Castelo, assim como promover a interpretação e valorização do Castelo e dos Territórios de Pinhel.
A proposta expositiva e museográfica distribui-se pelas duas torres do Castelo – a Torre Sul e a Torre Manuelina – cada uma delas com temáticas específicas, mas que se relacionam entre si. Pretende-se que a experiência de visita só seja plenamente conseguida depois do acesso às duas Torres, pelo que o percurso e a organização dos conteúdos têm implícita a fruição dos dois espaços de forma integrada.
Para o final da manhã ficou reservada a inauguração do Centro de Bem-Estar Animal, cerimónia presidida pela Presidente da CCDCR – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno.
Este novo equipamento surge a partir de uma intervenção no antigo Parque de Leilões de Gado que em tempos existiu na cidade e cujo edifício e terreno envolvente foram adquiridos pela autarquia.
Com uma área total de mais de 8000m2, cerca de 6000m2 serão de espaço verde exterior tendo em vista o bem-estar dos cães e gatos que aqui forem acolhidos, sem prejuízo para o bem-estar da comunidade.
É também aqui que ficará instalado o Gabinete Médico Veterinário Municipal, responsável por assegurar o cadastro da população canina e felina do concelho, garantir o seu controlo, manter ações inerentes à profilaxia da raiva e de outras doenças, promover a captura, remoção, apanha, tratamento e detenção de animais, bem como a redução do abandono e o fomento da adoção responsável.
À tarde, mais duas inaugurações, desta feita, no renovado Parque Municipal da Trincheira.
Na sequência da intervenção levada a efeito no ano passado, tendo em vista a preservação da Bombarda (ou Canhão), esta peça de artilharia do Século XV foi restaurada e apetrechada com um “reparo”, mais conhecido por “carro”, uma réplica do meio de transporte que era usado para a sua deslocação.
O “Photopoint” em formato de moldura estrategicamente colocado no Parque Municipal da Trincheira, de onde se tem a melhor vista sobre a cidade de Pinhel, é mais um atrativo que será inaugurado neste dia.
A encerrar o programa oficial do Dia da Cidade, a inauguração das obras de requalificação da sede da Junta de Freguesia de Pinhel, instalada na antiga Escola Primária, na Rua Conde Ferreira.
O feriado municipal que assinala os 251 anos da elevação de Pinhel a Cidade chega ao fim com música, no Largo dos Combatentes, com um concerto protagonizado por António Zambujo.