
Inauguração do Miradouro da Faia integra comemorações do 25 de Abril
20-04-2022
Inauguração do Miradouro da Faia
26-04-2022As comemorações do 25 de abril promovidas pelo Município de Pinhel começaram esta manhã, com a tradicional Sessão Solene marcada pela palavra “Liberdade”. Para o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, “Liberdade” é também o povo de Pinhel poder dizer se concorda ou não com o projeto de exploração de lítio no concelho.
Foi esta a temática enfatizada na intervenção do autarca pinhelense, o último a usar da palavra nesta sessão comemorativa do 25 de Abril, continuando a manifestar-se muito preocupado com a intenção do Governo em avançar com o processo de prospeção e exploração de lítio numa área que corresponde a praticamente metade do concelho.
Para Rui Ventura, permitir que este projeto avance é “hipotecar o futuro do concelho, nomeadamente no que diz respeito à atividade agrícola e, também, em termos turísticos”.
Ora, os resultados dos investimentos nestas áreas estão bem à vista de todos, como demonstra a crescente produção de vinho e azeite (por exemplo), assim como a crescente procura por Pinhel (enquanto destino turístico) e os numerosos investimentos privados em unidades de alojamento, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, frisando uma vez mais o papel de relevo assumido pelo Poder Local instituído com a revolução de 1974.
Antes do Presidente da Câmara, usou da palavra a Presidente da Assembleia Municipal de Pinhel, Ângela Guerra, e também os representantes dos grupos parlamentares com assento na Assembleia Municipal de Pinhel. Em representação do Partido Social Democrata, interveio o líder do grupo, Hugo Coelho, e em representação do Partido Socialista foi Carina Cardoso quem usou da palavra.
As Comemorações do Dia da liberdade prosseguiram à tarde, com a inauguração do Miradouro da Faia, ato que contou com a presença da Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno.
Seguiu-se a inauguração da Estação de Serviço de Apoio a Autocaravanas, em Cidadelhe.
Finalmente, no âmbito do Festival Ciência Viva do Vale do Côa, realizou-se uma “Mesa Redonda” sobre a temática do Lítio, no Cineteatro São Luís.