No dia 20 de março, foi formalizada a adesão do Município de Pinhel à Rede de Cidades e Vilas que Caminham, consagrada na assinatura de um protocolo com o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM), entidade coordenadora da referida rede.
A assinatura do documento teve lugar no Auditório dos Paços do Concelho, onde o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade esteve representado pela sua Presidente, Paula Teles, e a Câmara Municipal de Pinhel pela sua Vice-Presidente, Daniela Capelo.
A assistir ao ato estiveram as chefias dos vários serviços do Município que, no entender de ambas as entidades, deverão contribuir para a implementação das medidas preconizadas pelo projeto “Cidades e Vilas que Caminham” e que visam tornar os espaços públicos mais acessíveis e mais inclusivos, de modo a poderem ser usufruídos por todos, sem barreiras.
Para a Presidente do ICVM, Paula Teles, “urge mudar comportamentos e contagiar os outros a mudar também, sendo que em cidades de pequena ou média dimensão, como Pinhel, é fácil andar a pé e evitar o uso do automóvel, por exemplo. Além de fazer bem à saúde física, é também uma excelente prescrição para a saúde mental”.
A cerimónia culminou com o hastear da bandeira das Cidades e Vilas que Caminham, símbolo do compromisso assumido pelo Município de Pinhel e sublinhado pela Vice-Presidente, na data de adesão ao projeto.