Solidários com a Ucrânia
Março 4, 2022Pinhel Acolhe | chegaram os primeiros refugiados
Março 11, 2022Consciente do agravar da situação na Ucrânia e do aumento exponencial do número de pessoas que se veem obrigadas a sair do país, deixando tudo para trás, o Município de Pinhel deu início a um trabalho de rede que visa criar as condições necessárias para acolher aqueles que queiram vir para o nosso concelho.
Congregando esforços e coordenando uma vasta rede de parceiros – que inclui a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia, as Paróquias, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), outras instituições e particulares, o Município de Pinhel já fez o apuramento dos alojamentos disponíveis no concelho, tendo neste momento condições para acolher e acomodar cerca de 50 pessoas (capacidade que poderá ser ampliada, caso venha a ser necessário).
Nesta data, 9 de março de 2022, a autarquia pinhelense prepara-se para receber um primeiro grupo de 30 refugiados que chegam amanhã a Portugal e que vão ser encaminhados para Pinhel.
Face a esta situação, o Município de Pinhel, em coordenação com a rede de parceiros, está a proceder ao levantamento de necessidades mais imediatas, nomeadamente para recolha de bens de primeira necessidade ou outros essenciais ao alojamento das famílias.
Consciente de outras necessidades que vão para lá de bens materiais, o Município de Pinhel também está a abrir inscrições para uma bolsa de voluntariado que visa garantir a prestação de apoios diversos.
Além disso, apela-se a toda a comunidade que se una nesta causa e que dê o melhor de si para receber e integrar estes 30 refugiados (e outros que venham a seguir), para ajudar a minorar o seu sofrimento e para lhes fazer sentir que, face às circunstâncias, Pinhel pode ser a sua nova casa.
Campanha de recolha de alimentos e outros bens essenciais:
Todos os interessados poderão fazer o seu donativo nos estabelecimentos comerciais abaixo indicados:
• Intermarché
• Minipreço
• O Popular
• Amanhecer
• Jardins de Côa (Malta)
Bolsa de Voluntariado:
Se pretende integrar a nossa Bolsa de Voluntariado, preencha o questionário associado a este link https://forms.gle/VH2e37Lv1Q4jDK2B8
Áreas / tarefas em que pode ser útil:
– Receção / triagem / distribuição de bens (alimentos, roupas, outros).
– Apoio social e psicológico (ouvir, fazer companhia, ser solidário).
– Mediação de diálogo / conversação (implica conhecimento de línguas, nomeadamente ucraniano, inglês ou outra que venha a ser identificada).
– Outras que venham a surgir ou que possa sugerir.
Para informações ou esclarecimentos adicionais:
Gabinete de Ação Social do Município de Pinhel
Tel. 961 016 963 | E-mail: accao.social@cm-pinhel.pt