4º Raid TT Vinhos da Beira Interior
Maio 24, 2021“Horizontes com Vida” – pintura de Liberto Andrade
Maio 31, 2021No âmbito da iniciativa “Maratonas com Orquestra de Bolso”, o Município de Pinhel acolheu a Orquestra Sem Fronteiras para dois dias intensos de pequenos concertos realizados em várias localidades do concelho.
No sábado, dia 22, a Orquestra Sem Fronteiras atuou nas igrejas paroquiais de Freixedas e Lameiras e também no Cineteatro São Luís (num concerto que integrou o programa da 18ª Feira do Livro). No domingo, dia 23, as atuações prosseguiram nas igrejas paroquiais de Azêvo e Pínzio.
Ao todo, foram cinco concertos que cumpriram o objetivo da descentralização tendo em vista o acesso à cultura em locais onde isso acontece com menor frequência.
O Município de Pinhel regista assim com satisfação a presença de público nas várias atuações que decorreram em Freixedas, Lameiras, Pinhel, Azêvo e Pínzio.
…
De referir que a Orquestra Sem Fronteiras foi criada com o objetivo de apoiar e fixar o talento jovem no interior do país, combatendo o abandono do ensino da música e premiando o mérito académico. Simultaneamente, a Orquestra pretende espalhar o acesso à cultura, e para isso apresenta-se em localidades do interior, oferecendo concertos, ensaios abertos e ações de pedagogia e introdução à música às populações locais. É deste modo que promove os valores de cooperação e integração transfronteiriça, combinando lado a lado músicos portugueses e espanhóis, numa programação que está representada de ambos os lados da fronteira.