Maratona BTT – Pinhel Cidade Falcão
Novembro 21, 2023Consolidação da Muralha de Pinhel
Novembro 28, 2023O Executivo da Câmara Municipal de Pinhel esteve reunido no dia 27 de novembro, tendo aprovado as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2024.
O Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, começou por dizer que “este orçamento é o mais baixo dos últimos anos”, acrescentando que é também “o mais rigoroso possível”.
Ainda assim, são vários os projetos estruturantes que integram as Grandes Opções para 2024 e que ficam apenas a aguardar oportunidade de candidatura aos programas comunitários que venham a surgir.
Aliás, a este propósito, o Presidente lembrou a reunião tida recentemente entre os Municípios que integram a Comunidade Inter-Municipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), a fim de analisar os projetos e investimentos que cada Município pretende executar e quais as possibilidades de financiamento
Resultado desta negociação entre municípios e CCDRC, Pinhel conseguiu garantir cerca de 5 milhões e 700 mil euros no âmbito do ITI – Investimento Territorial Integrado. “Um valor considerável que permitirá avançar com novos projetos e que faz com que os próximos tempos sejam de expetativa”, sublinhou o autarca.
Voltando à apresentação do Orçamento para 2024, o Presidente da Câmara sublinhou a importância de alguns investimentos, nomeadamente a aquisição de autocarros elétricos que permitam ao Município assegurar os transportes escolares, assim como a Estratégia Local de Habitação que prevê a aquisição e recuperação de edifícios a custos controlados para arrendamento. Ao todo, a autarquia prevê ficar com 49 fogos / habitações, num investimento que ronda os 5 milhões de euros.
Quanto aos eventos, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel disse que 2024 será marcado pelo regresso da Feira Medieval, mantendo-se os restantes “grandes eventos” que, ainda assim, serão realizados com alguma contenção, nomeadamente em termos logísticos.
Apresentadas e discutidas as Grandes Opções que estiveram na base da elaboração do Orçamento para 2024, que contempla despesas e receitas na ordem dos 24,5 milhões de euros, o documento foi aprovado por maioria pelo Executivo Municipal, devendo agora ser sujeito a análise e votação por parte da Assembleia Municipal de Pinhel.