Município de Pinhel apoia o Movimento de Apoio à Saúde Materno Infantil do Distrito da Guarda
Janeiro 25, 2019Pinhel e Guijuelo celebram acordo de geminação
Fevereiro 4, 2019O Retábulo Quinhentista da Misericórdia de Pinhel foi o tema do primeiro Museu à Noite de 2019 que se propôs analisar o papel de João de Ruão e da sua escola no contexto da produção artística das Misericórdias.
Para esta abordagem, o Município de Pinhel contou com a presença e os conhecimentos da Prof. Doutora Joana Balsa de Pinho, investigadora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
A conferencista dissertou sobre o papel e as características das Misericórdias no contexto da investigação para o seu doutoramento, que fez em todo o país, e falou também de algumas particularidades que encontrou no caso da Misericórdia de Pinhel, uma igreja com duas tribunas.
Referiu-se, em particular, ao retábulo datado de 1537, da autoria do escultor João de Ruão, que pertenceu àquela igreja e que hoje integra a acervo do Museu Municipal. Evidenciou as características comuns aos retábulos do mesmo escultor pertencentes a outras igrejas e capelas, mas identificou alguns pormenores que tornam o retábulo de Pinhel “único” no contexto da escultura quinhentista de João de Ruão.
As conversas deste primeiro Museu à Noite de 2019 tiveram lugar precisamente junto ao retábulo que integra a área dedicada à Arte Sacra no Museu Municipal de Pinhel.