Tradições Pascais | Bolo de Ovos ou Bolo de Azeite
Março 30, 2021Reunião de Câmara | 01-04-2021
Abril 1, 2021O Município de Pinhel inaugurou esta manhã a Sala Sensorial+ implementada no âmbito de uma candidatura aos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar. “Um projeto inovador e cujos benefícios serão certamente relevantes”, no entender do autarca Rui Ventura.
A prevenção do abandono escolar precoce e o combate ao insucesso escolar são o foco das políticas educativas locais desenvolvidas pelo Município de Pinhel e foi neste contexto que a autarquia aproveitou uma candidatura aos fundos comunitários para implementar e dinamizar uma Sala Sensorial inovadora, baseada em práticas terapêuticas Snoezelen (terapia dos sentidos).
À disposição da comunidade escolar mas aberta a outras necessidades que possam surgir na comunidade, a Sala Sensorial+ está localizada nas instalações do Jardim de Infância de Pinhel, sendo composta por 3 espaços: uma sala Snoezelen (equipada com material para estimulação sensorial, que se traduz num local feito de luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados) e duas salas de terapias diversas (onde se pretende intervir sobre as competências motoras, cognitivas, sensoriais e sociais, que limitam o sucesso da criança no seu desempenho para que possa participar com o seu potencial máximo nos contextos onde está envolvida).
Associada à Sala Sensorial+ serão proporcionadas terapias na área das motricidades, da capacidade de raciocínio e aplicação da lógica, atividades de desenvolvimento e aplicação na área das novas tecnologias.
Inaugurada dia 1 de abril, a Sala Sensorial+ estará em funcionamento a partir da próxima segunda-feira, 5 de abril, dia em que tem início o terceiro período letivo.
De referir que a implementação da Sala Sensorial representa um investimento na ordem dos 180 mil euros, comparticipados a 85%, sendo este valor destinado à aquisição de equipamentos, mas também à contratação de recursos humanos indispensáveis para dar início ao projeto.
Isso mesmo referiu o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, para quem a inauguração deste equipamento representa um passo importante no caminho que a autarquia tem vindo a trilhar no que diz respeito ao apoio a crianças e jovens com necessidades especiais, sendo esta uma resposta inovadora que certamente terá repercussões positivas no acompanhamento dessas crianças e jovens e de todos aqueles que venham a precisar das terapias aqui praticadas.
Já para o Diretor do Agrupamento de Escolas de Pinhel, José Vaz, este é mais um dia feliz no percurso levado a efeito em parceria com o Município de Pinhel, sendo um orgulho trabalhar num concelho que respira Educação.