Município de Pinhel assinala Dia Internacional do Idoso junto das IPSS do concelho

Requalificação Escola Secundária
Ano letivo tem início com melhores condições
Setembro 16, 2019
Mostrar tudo

Município de Pinhel assinala Dia Internacional do Idoso junto das IPSS do concelho

Neste primeiro dia de outubro, Dia Internacional do Idoso, o Município de Pinhel brindou os utentes das IPSS do concelho com uma mensagem solidária acompanhada de uma pequena oferta. A par disso, teve hoje início a atividade “A Biblioteca conta um Conto” que irá desenrolar-se ao longo da primeira quinzena do mês.

Num concelho com uma população bastante envelhecida e onde as Instituições Particulares de Solidariedade Social assumem um papel fulcral no apoio à Terceira Idade, o Município de Pinhel comemorou uma vez mais o Dia Internacional do Idoso em parceria com estas instituições.
Assim, ao longo do dia, a autarquia pinhelense fez chegar a todas as IPSS do concelho uma mensagem do Presidente da Câmara que lembra a importância de “respeitar e acarinhar os Idosos”, motivo pelo qual “o Município de Pinhel continua a associar-se ao trabalho das instituições para construir um concelho cada vez mais inclusivo”.

A acompanhar a mensagem, um cabaz de Coscoréis, doce tradicional do concelho que, em cada Instituição, foi saboreado num momento de convívio entre utentes, funcionários e dirigentes.

Na impossibilidade de visitar todas as instituições, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, esteve esta manhã no Centro Social e Paroquial Mensagem de Fátima, em Pínzio, onde foi recebido pelo Presidente da Direção, Pe. António Carlos, e também pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício. Depois do contacto com os seniores, seguiu-se uma visita às instalações do Centro que estão a ser ampliadas e melhoradas. A dimensão da obra e as óbvias melhorias que daí vão advir deixaram o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel visivelmente agradado e orgulhoso do trabalho realizado pela IPSS de Pínzio.

Ainda durante a manhã, o autarca esteve na Associação de Apoio Social, Melhoramentos, Cultura e Desporto das Terras de Santa Bárbara, sendo que ao início da tarde, foi a Vereadora Irene Fonseca que representou o Município na abertura oficial de mais um ano letivo da Universidade Sénior de Pinhel, onde também procedeu à entrega do cabaz de Coscoréis, seguindo-se a atividade “A Biblioteca conta um Conto”, a cargo da Biblioteca Municipal.

De referir que nas restantes IPSS, as lembranças foram entregues por técnicos da Câmara Municipal de Pinhel que aí se deslocam no âmbito dos programas de Desporto Sénior e Manualidades.

Quanto à atividade da Biblioteca, importa lembrar que durante a primeira quinzena do mês de outubro, todas as IPSS do concelho serão contempladas com este momento lúdico e de interação que pretende levar os utentes a resgatar lembranças e memórias de outros tempos, assim como vivenciar as suas próprias experiências através da história contada.