Miradouro da Faia: o Vale do Côa em todo o seu esplendor
Desde que foi inaugurado, em abril de 2022, o Miradouro da Faia tem sido amplamente visitado e divulgado, contribuindo para a promoção do Vale do Côa, Património da Humanidade.
Localizado na Faia, concelho de Pinhel, este Miradouro é o primeiro de vários investimentos que o Município pretende concretizar no âmbito do projeto “Ver e Sentir o Falcão” que integra a construção de uma Falcoaria (em Pinhel, junto ao Castelo) e vários miradouros ao longo do curso do rio Côa, interligados entre si por caminhos a percorrer a pé e em comunhão com a Natureza.
Mais do que ambicioso, este é um projeto que reforça a estratégia de aposta no setor do turismo, tendo por base o aproveitamento dos recursos naturais do concelho de Pinhel, situado a meia hora da fronteira de Vilar Formoso.
Para chegar ao Miradouro, sugerimos que vá de carro até à localidade da Faia. A partir daí, os últimos 450 metros têm de ser percorridos a pé, num trajeto acessível à maioria e que vale bem a pena.
Chegado ao Miradouro, deixe-se deslumbrar pela paisagem, respire fundo e aproveite a tranquilidade do momento. Depois, avance para os degraus metálicos e desfrute da vista sobre o Côa numa plataforma transparente que fica a cerca de 210 metros de altura sobre o rio.
Para quem não teme as alturas, ou decide enfrentar os seus receios, podemos dizer que esta é seguramente uma das melhores vistas sobre o Côa, um local de rara beleza, que merece ser descoberto e experienciado.
Como chegar:
A partir de Pinhel, seguir pela Av. Gago Coutinho em direção à aldeia de Azêvo. Na rotunda, com um chafariz ao centro, virar à direita e seguir as indicações da sinalética alusiva ao miradouro, até à Faia. Deixe aqui o carro e siga pelo caminho devidamente assinalado.
Coordenadas GPS:
Latitude 40.862588º
Longitude -7.124545º
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]