
Inauguração da Avenida António Escudeiro Valente
Agosto 29, 2022
Inauguração da Biblioteca Municipal Luís Augusto das Neves
Agosto 29, 2022Dois anos e meio volvidos, o Município de Pinhel entendeu por bem fazer uma homenagem às vítimas da COVID-19 e às suas famílias, materializada num conjunto escultórico instalado no espaço verde em frente à Piscina Municipal coberta.
O monumento é também um gesto de reconhecimento e agradecimento do concelho de Pinhel a todos aqueles que estiveram na linha da frente do combate à pandemia.
“O conjunto escultórico é constituído por dois elementos que são a continuidade um do outro e ambos executados em aço corten. Trata-se de dois troços de uma escadaria, arrancando o mais pequeno do solo e o segundo com uma dimensão superior desenvolvendo-se no espaço e apoiado num troço de árvore estilizado. Entre os dois lances de escadas, existe um intervalo com a dimensão de dois degraus, representando o espaço temporal (em anos) que a pandemia “roubou” a todos em termos de vivência em sociedade e família e que nos privou ainda mais amargamente da companhia de muitos entes queridos para sempre”, pode ler-se na memória descritiva redigida pelo Arq. António Saraiva, autor do projeto.
A inauguração do Monumento de Homenagem às Vítimas da Covid-19 (o primeiro a ser erguido em Portugal Continental) culminou com um minuto de silêncio.