Pinhel | Comemorações do 25 de Abril
Abril 26, 2022Ponte sobre o Massueime | Esclarecimento
Abril 27, 2022A inauguração do Miradouro da Faia foi o ponto alto das Comemorações do 25 de Abril promovidas pelo Município de Pinhel.
Localizado na Faia, Freguesia de Vale do Côa, este Miradouro é o primeiro de vários investimentos que o Município de Pinhel pretende concretizar no âmbito do projeto “Ver e Sentir o Falcão” que integra a construção de uma Falcoaria (em Pinhel, junto ao Castelo) e vários miradouros ao longo do curso do rio Côa, interligados entre si por caminhos a percorrer a pé e em comunhão com a Natureza.
A apadrinhar esta inauguração esteve a Presidente da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, que confessou ter ficado rendida à beleza da paisagem e à vista que este equipamento proporciona do Vale do Côa. “É realmente esmagadora a sensação que sentimos ao chegar a este local”, confessou a responsável pela CCDRC que, apesar de já ter estado várias vezes em Pinhel, não conhecia esta zona do concelho e o encanto deste local.
Rui Ventura, Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, lembrou aos presentes que foi um técnico do Município que o levou um dia a este sítio e que foi desta visita que surgiu a ideia de aqui criar um miradouro, projeto que viria a ser desenhado também por uma técnica da casa, provando que bons recursos humanos permitem a concretização de projetos tão ambiciosos como este.
Mais do que ambicioso, é um projeto que reforça a estratégia de aposta no setor do turismo tendo por base o aproveitamento dos recursos e, neste caso em particular, dos recursos naturais do concelho.
De referir que o Miradouro da Faia possui dois braços de escadas de acesso à paisagem, uma plataforma em consola sobre o rio Côa, com 45 m2 de área e à cota 496 (diferença de 210 metros de altura com o Côa) e uma plataforma de menor dimensão à cota 483. O pavimento da plataforma principal é em chapa de ferro quadriculada na parte inicial e central. Todo o percurso é acompanhado de uma guarda metálica sóbria, que garante a segurança dos visitantes e que, não sendo invasiva, não marca a paisagem, permitindo o usufruto total da mesma.