Feriado Municipal assinalado com Sessão Solene e atribuição de Galardões Municipais
Agosto 26, 2024Reunião de Câmara | 29-08-2024
Agosto 29, 2024Integrada no programa de atos oficiais do Dia da Cidade, a inauguração da Falcoaria Real de Pinhel contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
Descerrada a placa, seguiram-se as intervenções com o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, a sublinhar a importância deste novo equipamento que representa a concretização de mais um passo na afirmação das especificidades e potencialidades de Pinhel, Cidade Falcão. Para o autarca, é certo que a Falcoaria vai assumir-se como mais um polo de atração de visitantes ao concelho e à região, sendo sua intenção concentrar a receção de visitantes do Castelo na Falcoaria, ficando assim com a possibilidade de demolir o edifício construído há algumas décadas, junto às Torres, e que tem sido considerado pouco adequado ao património histórico que o rodeia.
Já o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, fez questão de realçar a importância da afirmação das marcas territoriais, associada à visão estratégica de unir territórios que, com as suas particularidades, podem e devem complementar-se enquanto destinos turísticos. O governante felicitou Pinhel e em particular o Presidente da Câmara por ter tido a visão e a ambição de assumir a marca “Pinhel – Cidade Falcão” e pelos vários projetos que tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, alicerçados nesta marca territorial tão única.
Sobre a Falcoaria…
Situada ao lado do Castelo de Pinhel e integrada no projeto “Ver e Sentir o Falcão”, a Falcoaria é um equipamento destinado à criação e treino de aves de rapina, integrado em paisagem natural e envolvido por espaços verdes, sinónimo de conforto e tranquilidade.
A par dos espaços destinados a acolher as aves (habitações cobertas e semi-cobertas), o equipamento contempla espaços de demonstração de voo e treino ao ar livre, mas também uma sala de demonstração de voo e treino inserida no Edifício Museológico (dedicado à história e à arte da Falcoaria).
Uma receção / bilheteira, uma loja de merchandising e instalações sanitárias são os serviços de apoio aos visitantes que ainda poderão desfrutar de vários espaços de contemplação ao ar livre, com mobiliário urbano adequado ao efeito.