Inauguração do Monumento de Homenagem às Vítimas da Covid – 19
Agosto 29, 2022Inauguração do Parque de Caravanismo
Agosto 29, 2022Integrada no programa de atos oficiais do Dia da Cidade, a inauguração da Biblioteca Municipal Luís Augusto das Neves contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
A instalação da Biblioteca Municipal num edifício condigno era já uma aspiração antiga. De facto, a Biblioteca de Pinhel assinala este ano 85 anos e, ao longo destas décadas, conheceu diversas casas. Em 1999, passou para o piso superior do Mercado Municipal que, no entender do Executivo, não era a localização ideal, nem em termos de acessibilidades, nem em termos de instalações.
Depois de ponderar várias opções, o Município adquiriu um edifício situado no perímetro do centro histórico e procedeu à sua reabilitação, de modo a aí instalar definitivamente a Biblioteca Municipal Luís Augusto das Neves.
O projeto de recuperação e adaptação do edifício foi elaborado pelos Serviços Técnicos do Município, de modo a dar resposta à necessidade de instalações condignas para acolher este serviço e proporcionar melhores condições a todos aqueles que frequentam a Biblioteca.
O investimento rondou os 490 mil euros, comparticipados em 85%, ao abrigo de uma candidatura ao PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana, programa que visa contribuir para a sustentabilidade dos territórios.
Para Rui Ventura, Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, a execução desta obra representa a concretização de mais um objetivo, o que é naturalmente motivo de orgulho e felicidade”.
À Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o autarca agradeceu a presença lembrando que “já esteve connosco em muitas ocasiões e em muitas inaugurações, na qualidade de Presidente da CCDRC, sendo contudo de destacar que na qualidade de Ministra é a primeira inauguração de equipamentos em que participa em Pinhel”.