Atribuição de habitações sociais
Maio 13, 2024Reunião de Câmara | 16-05-2024
Maio 16, 2024Nos dias 14 e 15 de maio, a Universidade da Beira Interior, em parceria com o Município de Pinhel (e outros parceiros) levou a efeito o 2º Simpósio Internacional sobre Nova Construção em Pedra. A iniciativa teve lugar na universidade sediada na Covilhã (dia 14) e em Pinhel (dia 15).
Com a participação de especialistas nacionais e internacionais, este simpósio teve o propósito de promover a discussão em torno de soluções arquitetónicas e de engenharia para a nova construção em pedra, com uma ligação entre o passado e o futuro.
As exigências crescentes de sustentabilidade no setor de construção fazem antever um novo contexto em que a pedra natural reassumirá relevância, contribuindo para a solução dos problemas ambientais e de desenvolvimento de regiões rurais ricas neste recurso.
Assim, além das tradicionais palestras, foram realizadas oficinas interativas que incentivam a participação de estudantes do Agrupamento de Escolas de Pinhel e da Universidade da Beira Interior, profissionais e investigadores.
Partilhar experiências, fomentar a inovação e contribuir para o desenvolvimento de novas metodologias de construção com pedra foi o objetivo destas sessões, que incluíram a visita à empresa de extração e transformação Granitos Cunha – José Tavares Cunha, Lda., localizada em Freixedas – Pinhel.
Enquadrado pelo projeto Re-UNITA na perspetiva da investigação e inovação e com uma ligação à indústria através do Cluster Portugal Mineral Resources, este simpósio representa uma confluência entre a academia, a indústria e o poder local. Os objetivos e as linhas de investigação do C-MADE sobre materiais e soluções sustentáveis e a missão do Município de Pinhel como elemento fundamental no desenvolvimento local, fazem com que um dos principais objetivos seja a implementação de uma discussão abrangente entre todos intervenientes.