Encontro dos Professores Aposentados do Distrito da Guarda
Outubro 23, 2019E já vão 6! Pinhel volta a ser reconhecida nacionalmente como Autarquia + Familiarmente Responsável
Novembro 12, 2019O Executivo da Câmara Municipal de Pinhel aprovou hoje o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2020.
Numa breve apresentação do documento, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, referiu que este “é um orçamento realista, de compromisso, de rigor e de apoio às famílias”.
No que diz respeito ao apoio às famílias, o autarca fez questão de lembrar que o Município tem procurado manter as medidas que foi implementando ao longo dos últimos anos no que diz respeito a áreas tão relevantes como a Educação, a Cultura e o Desporto, áreas a que as famílias pinhelenses têm acesso a preços bastante simbólicos. São exemplos os valores associados às atividades de enriquecimento curricular, às refeições escolares, aos transportes (que no caso dos transportes escolares são gratuitos), mas também a atividades desportivas e culturais que passam pelo uso dos equipamentos municipais como o ginásio, a piscina ou a academia de música, entre outros).
Exemplo de medida que visa o apoio às famílias do concelho é também a manutenção dos impostos municipais nos valores mais baixos, como é o caso do IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis.
Mas o foco deste orçamento para 2020 também está no rigor e, neste ponto, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel afirma que é fulcral continuar o trabalhar no sentido de reduzir as despesas onde é possível reduzi-las, de modo a poder continuar a investir onde é necessário, seja nas obras que o Município ainda necessita, seja na aposta numa estratégia de comunicação que dê a conhecer Pinhel a públicos mais alargados de modo a trazer cada vez mais gente ao concelho.
Apresentadas as Grandes Opções que estiveram na base da elaboração do Orçamento para 2020, que apresenta despesas e receitas na ordem dos 18 milhões e 600 mil euros, o documento foi aprovado por maioria pelo Executivo Municipal, devendo agora ser sujeito a análise e votação por parte da Assembleia Municipal de Pinhel.