Município de Pinhel dá as boas vindas ao corpo docente do Agrupamento de Escolas de Pinhel
Setembro 13, 2019Ano letivo tem início com melhores condições
Setembro 16, 2019O cineasta António-Pedro Vasconcelos esteve ontem de visita a Pinhel. Padrinho das Cavacas de Pinhel no concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”, António-Pedro Vasconcelos veio conhecer a cidade e o concelho de um doce que o conquistou à primeira prova.
Acompanhado pelo amigo Luís Caetano, Vice-Presidente da CCDRC, precisamente quem lhe deu a conhecer as Cavacas de Pinhel, o cineasta foi recebido pela Vice-Presidente da Câmara Municipal, Daniela Capelo, que o acompanhou num dia rico em descobertas e experiências.
Depois de um almoço bem tradicional na única taberna de Pinhel que sobreviveu à modernização dos espaços de restauração, a tarde prosseguiu com um passeio pelo “Caminho de Ronda” com várias paragens para apreciar a paisagem e respirar o ar puro da Cidade Falcão.
Seguiu-se a “paragem obrigatória” nas Cavacas de Pinhel onde o casal Conceição e Francisco Dias aguardava ansiosamente a visita do Padrinho. Aqui, António-Pedro Vasconcelos não meteu as mãos na massa mas ajudou a colocar os tabuleiros no forno e até a “pintar” uma Cavaca, sob o olhar atento da D. São que ia dizendo: “um pouco mais aqui, um pouco mais ali…” até que concluiu… “está perfeita”.
E porque as Cavacas de Pinhel casam na perfeição com os Vinhos de Pinhel, a próxima visita não podia ser outra senão a Adega Cooperativa de Pinhel onde o grupo foi recebido pelo Presidente da Direção, Agostinho Monteiro, que deu a conhecer as instalações e também a história desta que é uma das mais antigas e maiores adegas do país. Finalmente, a prova, ou melhor, as provas de vários néctares que atestam a qualidade e a evolução dos Vinhos de Pinhel, cada vez mais reconhecidos e premiados em concursos nacionais e internacionais.
Ao fim do dia, o cineasta pediu uma pausa para assistir ao seu “Glorioso”, mas logo depois aceitou o convite do Município e marcou presença na apresentação do livro “Fragmentos Transversais”, da autoria do pinhelense João Fonseca. Aqui teve oportunidade de cumprimentar o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura.
Um dia em cheio e cheio de experiências que António-Pedro Vasconcelos certamente não esquecerá tão cedo (e nós também não).
Da parte do Município de Pinhel, fica o agradecimento pela visita e pela amabilidade demonstrada nas palavras e nos gestos do cineasta que passa assim a ser mais um Amigo de Pinhel.