Reunião de Câmara | 16-07-2020
Julho 16, 2020Um brinde aos 250 anos de Pinhel
Julho 27, 2020O Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, esteve reunido com o Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Dr. Jorge Botelho, a fim de apresentar projetos que considera fundamentais para Pinhel e para os quais pretende obter financiamento.
Um dos projetos apresentados baseia-se numa intervenção no antigo Parque de Leilões de Gado, onde o Município de Pinhel pretende instalar um Centro de Bem-Estar Animal.
O edifício e terreno envolvente foram adquiridos pela autarquia, num processo que teve início em 2016, ano em que foi celebrado o contrato de promessa compra e venda, sendo que a escritura de compra e venda foi outorgada no passado mês de junho.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, o Centro de Bem-Estar Animal é um equipamento que deve ser visto como uma prioridade, além de ter valências que poderão vir a torna-lo útil não só ao concelho de Pinhel, como também a concelhos vizinhos.
Com uma área total de intervenção de mais de 8000m2, perto de 6000m2 serão de espaço verde exterior tendo em vista o bem-estar dos cães e gatos que aqui forem acolhidos, sem prejuízo para o bem-estar da comunidade.
Finalmente, importa referir que a construção deste equipamento representa um investimento na ordem dos 265 mil euros.
Biblioteca Municipal
A recuperação de um edifício no Centro Histórico para instalação da Biblioteca Municipal foi outro dos projetos que o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, teve oportunidade de apresentar ao Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local.
Na reunião com o governante, o autarca pinhelense apresentou os argumentos que o levam a querer uma nova casa para a Biblioteca, instalada há vários anos no primeiro andar do Mercado Municipal, o que implica naturalmente algumas dificuldades em termos de acessibilidades.
No que diz respeito a este novo projeto, visa a recuperação de um edifício adquirido pelo Município, na Rua Tenente Valadim, junto à Porta de Santiago (uma das cinco portas da Muralha de Pinhel).
Concebido pelos Serviços Técnicos da autarquia, o projeto teve como pressuposto “o respeito pelas caraterísticas da preexistência, inserindo materiais e formas contemporâneas onde estas não eram possíveis de recuperar. A nível construtivo e de escolha de materiais, também houve o cuidado de integrar esta intervenção nas demais que têm sido feitas no Centro Histórico de Pinhel, nomeadamente o Posto de Turismo, o Auditório Exterior e o Caminho de Ronda, tornando-o num todo homogéneo”.
No que diz respeito ao investimento, prevê-se que a concretização da obra ronde os 380 mil euros, verba que o Município de Pinhel espera obter através de candidatura aos fundos comunitários.