COVID-19 | Serviço de Apoio a Idosos e pessoas isoladas
Março 21, 2020Reunião de Câmara | 25-03-2020
Março 25, 2020No âmbito do Plano de Operações Municipal do Município de Pinhel para fazer face à pandemia de COVID-19, foram implementadas as seguintes ações e medidas (a somar às que já tinham sido adotadas e implementadas):
1) Desinfeção das ruas na cidade e no concelho
O Município de Pinhel iniciou hoje (23 de março) uma vasta ação de desinfeção das principais ruas da cidade, iniciativa que irá estender-se progressivamente às freguesias do concelho.
O objetivo desta ação é a higienização dos locais de maior afluência. Apesar desta iniciativa, mantém-se o apelo à menor circulação possível de pessoas, de modo a evitar contactos que sejam propícios ao contágio e à progressão da pandemia.
2) Organização de um espaço de isolamento no Centro Logístico
Na passada sexta-feira, dia 20 de março, o Município de Pinhel preparou um espaço no Centro Logístico, de modo a poder acolher e salvaguardar eventuais necessidades de isolamento.
3) Instalação de uma tenda de apoio ao Centro de Saúde
Também no dia 20 de março, a pedido do Centro de Saúde de Pinhel, e de modo a minimizar o risco de contágio de COVID-19, o Município de Pinhel instalou uma tenda nas imediações do Centro de Saúde. O acesso dos utentes continua a ser feito pelo Serviço de Urgência, sendo que a tenda será utilizada apenas em caso de necessidade e por indicação do pessoal afeto ao Centro de Saúde.
4) Definição de limitações no que diz respeito a cerimónia fúnebres
No âmbito das medidas decretadas para o Estado de Emergência em vigor em Portugal, e cabendo às autarquias locais definir o número máximo de pessoas a participarem em cerimónias fúnebres, o Município de Pinhel decretou o limite máximo de 10 (dez) pessoas / acompanhantes. Segundo orientações da Diocese da Guarda, devem ser evitados os velórios abertos ao público. Devem ainda ser evitados os cortejos fúnebres, devendo as urnas permanecer sempre fechadas, desde o velório até à última encomendação.
5) Apelo aos emigrantes e pinhelenses residentes noutras zonas do país
Ciente de que muitos Pinhelenses residentes noutras zonas do País ou Pinhelenses emigrados pretendem, por estes dias, regressar a Pinhel, concelho onde têm as suas raízes e o seu lar, o Município de Pinhel está a apelar à melhor compreensão de todos para que eventuais “regressos” não coloquem em causa a saúde pública do concelho. Assim, o Município de Pinhel pede aos emigrantes / pinhelenses residentes noutras zonas do país que eventualmente regressem a Pinhel que cumpram de modo voluntário e responsável o isolamento social recomendado de 14 dias. Nesta recomendação, uma chamada de atenção especial para o contacto com os idosos, um dos grupos mais vulneráveis ao COVID-19.
6) Serviço de apoio a idosos e pessoas isoladas
Face ao pedido de isolamento social que está ser feito às populações, e nomeadamente aos mais idosos, o Município de Pinhel organizou um serviço de apoio destinado a idosos ou pessoas que estejam isoladas, de modo a dar resposta à necessidade de medicamentos, alimentos ou outros bens essenciais. Assim, em cada Freguesia, quem precise deste serviço de “entrega ao domicílio” poderá solicitá-lo por telefone, havendo em todas as freguesias alguém responsável por este contacto / serviço. O pedido também poderá ser feito através do Gabinete de Ação Social do Município de Pinhel.