Reunião de Câmara | 19-12-2024
Dezembro 19, 2024A Assembleia Municipal esteve reunida no dia 27 de dezembro, naquela que foi a última sessão de trabalho de 2024 e na qual foi aprovado o Orçamento e as Grandes Opções para 2025.
Tal como já tinha explicado aquando da aprovação dos documentos pelo Executivo, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, começou por lembrar que este é o seu “último orçamento enquanto Presidente” e, sendo assim, “este documento encerra um ciclo autárquico que começou e termina com ambição e com o querer mais e melhor para Pinhel”, porque “Pinhel e os Pinhelenses merecem”.
Para 2025, mantêm-se os objetivos e as estratégias e são vários os projetos que o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel destacou na apresentação do Orçamento. A construção do novo Mercado Municipal, a ampliação da Zona Industrial, a criação do novo Parque de Feiras e a requalificação da Escola EB2 são algumas das obras previstas para a cidade.
No concelho, o autarca destacou a substituição da rede de abastecimento de água à aldeia de Alverca da Beira (que se encontra completamente obsoleta), a rede de miradouros integrada no projeto “Ver e Sentir o Falcão” e a criação de uma praia fluvial em Vale de Madeira.
Voltando à cidade e à criação de condições que ajudem à fixação de pessoas, o Orçamento para 2025 integra diversos projetos estruturais na área da Habitação ao abrigo do Programa de Habitação a custos acessíveis dinamizado em parceria com a CIMBSE e o IHRU.
A par disto, o Presidente da Câmara frisou que vai continuar a apostar na promoção do concelho.
Apresentadas e discutidas as Grandes Opções que estiveram na base da elaboração do Orçamento para 2025, que contempla despesas e receitas na ordem dos 32 milhões de euros, o documento foi aprovado por maioria pela Assembleia Municipal de Pinhel.