Recolha Seletiva

A recolha seletiva é o processo que possibilita a reciclagem dos diversos materiais que compõem os Resíduos Sólidos Urbanos, possibilitando o seu reaproveitamento como matéria-prima para um novo produto.

Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. Para tal, basta colocar estes materiais nos sítios mais adequados para este propósito: os ECOPONTOS. Ao usar corretamente os Ecopontos estará a preservar o Ambiente, minimizando a quantidade de resíduos que é encaminhada para os aterros, e, por outro lado, diminuindo a necessidade de recorrer a novas matérias-primas.

– Ecoponto AZUL: Papel e Cartão
– Ecoponto VERDE: Vidro
– Ecoponto AMARELO: Plásticos e Metais

E já agora, não se esqueçam de depositar as pilhas no PILHÃO e os Óleos Alimentares Usados no OLEÃO.

Compostagem Doméstica – Projeto RecolhaBio

Em outubro de 2023, o Município de Pinhel deu início à implementação do programa de Compostagem Doméstica – Projeto RecolhaBio, com o objetivo de promover e incentivar a transformação dos resíduos orgânicos num composto rico em nutrientes, 100% natural.

Para tal, os munícipes interessados em integrar o projeto deverão contactar o Gabinete de Ambiente do Município de Pinhel e preencher uma ficha de inscrição que lhes permitirá receber um compostor doméstico, com 220 litros de capacidade. Este compostor deverá ser acondicionado em zonas exteriores de cada habitação ou assente diretamente no solo, quer seja quintal, jardim ou horta. Juntamente com o equipamento receberão um “Guia de Compostagem”, para melhor compreensão de todo o processo que culmina com a vantagem de produzir um adubo orgânico a custo zero que poderá ser utilizado em plantas, hortas ou jardins, aumentando a absorção de nutrientes pelo solo e reduzindo o uso de fertilizantes químicos.

Compostar, outra forma de Reciclar! É este o lema e o desafio do Projeto RecolhaBio que surge na sequência de uma candidatura do Município de Pinhel ao Fundo Ambiental e que prevê a distribuição de 1075 compostores a munícipes que pretendam fazer Compostagem Doméstica e que reúnam os requisitos de alojamento incluído na tipologia de moradia com espaço exterior, quintal ou jardim.

Manual de Compostagem Doméstica – Município de Pinhel

Ficha de Adesão – Compostagem Doméstica – Município de Pinhel

Ecocentro

O Ecocentro é um parque amplo com caixas de grandes dimensões (20 ou 30 m3) destinadas à receção e armazenamento de resíduos de forma separada, para posterior tratamento e reciclagem. O Ecocentro para além de receber os mesmos materiais que os Ecopontos, destina-se principalmente a receber resíduos em maior quantidade e dimensões e/ou com características que não permitem a sua deposição nos Ecopontos (como por exemplo: eletrodomésticos, colchões, sofás, entre outros).

Qualquer cidadão pode entregar os seus resíduos no ecocentro, de forma gratuita. As empresas podem entregar papel/cartão, plástico e vidro também de forma gratuita.
Para melhor esclarecer o resíduo que pode entregar no Ecocentro de Pinhel consulte o regulamento de utilização do ecocentro.

Regulamento de Utilização

Alto do Palurdo (EN 324)

  • 8.30h – 13.30h I 15.00h – 17.00h
  • 14.30h às 19.30h