Agenda 21 Local de Pinhel
mais do que um documento pretende ser um compromisso de manter subjacente a todos os projetos e atividades a desenvolver, o conceito de desenvolvimento sustentável.
O que é a Agenda 21 e a Agenda 21 Local
Desenvolvimento Sustentável
O conceito de Desenvolvimento Sustentável adotado no Relatório “O Nosso Futuro Comum” (Relatório Brundtland – 1987), destinado a preparar a citada Conferência do Rio, que se assume, e que mantém toda a sua atualidade, é: “desenvolvimento que permite a satisfação das necessidades de hoje, sem, no entanto, comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem as suas necessidades”.
Ao nível municipal, trata-se do desenvolvimento integrado e equilibrado de um concelho, nas suas dimensões social, económica e ambiental, procurando um articulado equilíbrio entre ambas.
A Agenda 21 Local do Município de Pinhel assenta nos quatro pilares da sustentabilidade: o social, o ambiental, o económico e o conhecimento e inovação.
Estes pilares afirmam-se em estratégias que se consubstanciam em medidas concretas que devem ser orientadas por um princípio de melhoria contínua, princípio esse monitorizado por indicadores periodicamente mensuráveis.
Os Objetivos Operacionais da Agenda 21 Local do Município de Pinhel são:
- Promover a Gestão Ambiental Sustentável do Município.
- Fomentar a Competitividade das Atividades Económicas Locais;
- Assumir a Identidade Local como Fator Crítico de Sucesso;
- Valorizar o Património Natural e Construído.