Município apoia União Desportiva Os Pinhelenses
Janeiro 31, 2025A 30ª Feira das Tradições e Atividades Económicas de Pinhel, a realizar nos dias 28 de fevereiro, 1 e 2 de março, foi apresentada à Comunicação Social, aos produtores do concelho e às entidades parceiras do Município nesta organização.
Tendo em conta o tema deste ano – “Produtos Endógenos: Riqueza de um Território”, a apresentação teve lugar na Adega Cooperativa de Pinhel, tendo sido precedida de uma visita guiada por Agostinho Monteiro, Presidente da Direção desta Cooperativa.
Depois de passar pelas diversas áreas desta que é uma das maiores e mais antigas adegas do país, a apresentação teve lugar entre os depósitos onde são produzidos alguns dos melhores vinhos do concelho, produto endógeno por excelência.
Aqui, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, sublinhou a importância do evento na promoção do concelho e na estratégia de afirmação territorial, sempre associada à riqueza dos seus produtos endógenos.
Assim, neste ano em que a Feira das Tradições celebra os seus 30 anos, o certame vai ter lugar no Centro Logístico, nos dias 28 de fevereiro, 1 e 2 de março, prometendo mais um fim de semana de promoção territorial, tendo por base as artes e os ofícios, assim como os saberes e sabores locais e regionais.
Do cartaz, destaque para três grandes concertos: DILLAZ (sexta, 28 de fevereiro), GIPSY KINGS by DIEGO BALIARDO (sábado, 1 de março) e PEDRO ABRUNHOSA convida SARA CORREIA (domingo, 2 de março). O programa inclui ainda dois grandes tributos às míticas bandas QUEEN e ABBA, sons e ritmos latinos com a dupla feminina DOYA e a banda R.A.Y.A., música popular com MINHOTOS MAROTOS e a pinhelense SAFIRA, além da habitual presença das formações pinhelenses – Banda Filarmónica de Pinhel e Academia de Música de Pinhel, Banda Filarmónica de Pínzio, grupo de música tradicional Trovas da Beira, Rancho Folclórico “A Flor do Campo”, de Souropires e os grupos de Concertinas da Casa do Povo de Pinhel, de Alverca da Beira / Bouça Cova, do Safurdão e de Vascoveiro. A fechar as longas noites da FTAE, destaque ainda para DEEJAY TELIO, KARETUS e os DJs RFM Rich & Mendes.
Com lotação esgotada dos espaços disponíveis, está prevista a participação de cerca de 200 expositores, incluindo todas as Freguesias do Concelho de Pinhel, representações institucionais, Saberes e Sabores, Atividades Económicas e, finalmente, as Tasquinhas, com restaurantes e bares, espaço onde também têm lugar os espetáculos.
No que diz respeito ao programa, destaque para o Desfile Alegórico que abre a Feira das Tradições, sexta-feira, com início pelas 14.30h, junto à Escola Secundária, percorrendo a Av. Carneiro de Gusmão, a Av. Frederico Ulrich e a Rua da República, terminando junto à Câmara Municipal.
Segue-se a inauguração da 30ª Feira das Tradições e Atividades Económicas, agendada para as 18.00h, no Centro Logístico de Pinhel.
Inaugurada a Feira das Tradições e abertos os espaços de exposição, o fim de semana prolonga-se com um vasto programa de animação musical com espetáculos de vários géneros (acima mencionados).
Para uma abordagem mais completa ao tema retratado nesta 30ª edição, destaque ainda para a realização de um Colóquio, sábado, dia 1 de março, a partir das 14.30h. Antes disso, serão entregues os prémios do Concurso de Fotografia Objetiva Pinhel 2024 também ele dedicado ao tema “Produtos Endógenos: Riqueza de um Território”.
Quanto ao preço das entradas na 30ª Feira das Tradições e Atividades Económicas de Pinhel, importa referir que este ano houve uma atualização para 5 euros a entrada diária, valor bastante simbólico tendo em conta o programa e nomeadamente os concertos e espetáculos que decorrem em cada um dos três dias.
Ainda assim, e para que todos tenham oportunidade de visitar o certame gratuitamente, haverá horários de acesso gratuito: na sexta-feira as entradas serão pagas a partir das 20.00h (abertura das bilheteiras), no sábado a partir das 14.00h e no domingo a partir das 20.00h.
Acresce a possibilidade de compra da pulseira de acesso geral, com o valor de 10 euros, o que representa uma poupança considerável para quem pretende aproveitar os três dias, mas também a grande vantagem de não ter de passar pelas bilheteiras. Como é habitual, as pulseiras vão estar à venda no Posto de Turismo de Pinhel e em vários estabelecimentos da cidade (cafés, sobretudo), bem como noutros locais a anunciar oportunamente.