Município continua a promover “Movimento e Bem-Estar na Terceira Idade”
Novembro 25, 2024A análise e votação das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2025 foi o ponto em destaque na reunião do Executivo Municipal realizada a 26 de novembro.
O Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, começou por lembrar que este é o seu “último orçamento enquanto Presidente” e, sendo assim, “este documento encerra um ciclo autárquico que começou e termina com ambição e com o querer mais e melhor para Pinhel”, porque “Pinhel e os Pinhelenses merecem”, enfatizou o autarca.
“Exercer o poder é fazer opções e tomar decisões”, acrescentou Rui Ventura, “um trabalho difícil e exigente, muitas vezes incompreendido”, o que ainda assim não pode pôr em causa os objetivos definidos e as estratégias para atingir esses objetivos.
Ora, para 2025, mantêm-se os objetivos e as estratégias e são vários os projetos que o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel destacou na apresentação do Orçamento. A construção do novo Mercado Municipal, a ampliação da Zona Industrial, a criação do novo Parque de Feiras e a requalificação da Escola EB2 são algumas das obras previstas para a cidade.
No concelho, além do apoio a projetos das Juntas de Freguesia, o autarca destacou a substituição de toda a rede de abastecimento de água à aldeia de Alverca da Beira (que se encontra completamente obsoleta), a rede de miradouros integrada no projeto “Ver e Sentir o Falcão” e a criação de uma praia fluvial em Vale de Madeira.
Voltando à cidade e à criação de condições que ajudem à fixação de pessoas, o Orçamento para 2025 integra diversos projetos estruturais na área da Habitação ao abrigo do Programa de Habitação a custos acessíveis dinamizado em parceria com a CIMBSE e o IHRU.
Já no que diz respeito ao apoio às famílias, o autarca informou que vai manter-se o apoio à realização de cirurgias às cataratas, mas também a rede solidária do medicamento e a ação social escolar. Novidade é a atribuição de bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior.
A par disto, o Presidente da Câmara frisou que vai continuar a apostar na promoção do concelho, seja através da realização de eventos estruturantes e capazes de atrair grandes públicos, seja através da participação em eventos ligados à promoção turística, também eles promotores de novas dinâmicas a nível da procura turística.
Em suma, concluiu o Presidente, “este é o caminho que temos percorrido, este é o caminho certo e, por isso, é o caminho que devemos e queremos continuar a percorrer até ao final do mandato”.
Apresentadas e discutidas as Grandes Opções que estiveram na base da elaboração do Orçamento para 2025, que contempla despesas e receitas na ordem dos 32 milhões de euros, o documento foi aprovado por maioria pelo Executivo Municipal, devendo agora ser sujeito a análise e votação por parte da Assembleia Municipal de Pinhel.