Pinhel acolheu Campeonato Nacional de DRIFT
Agosto 19, 2024Inauguração da Falcoaria Real de Pinhel
Agosto 26, 2024Com origens bem mais antigas, Pinhel foi elevada à categoria de cidade no dia 25 de agosto de 1770, por Alvará de D. José I. Faz hoje 254 anos e por isso Pinhel está em festa.
As comemorações do feriado municipal tiveram início às 10.00h, em frente aos Paços do Concelho, com o Hastear das Bandeiras e a Sessão Solene em que usou da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, para lembrar a importância deste dia e o que tem sido feito em prol da afirmação da cidade e do concelho.
Seguiu-se a cerimónia de atribuição de Galardões Municipais, de acordo com proposta apresentada pelo autarca pinhelense, em reunião realizada a 14 de agosto.
“Homenagear e reconhecer o mérito, os princípios e a relevância de outrem torna-se um imperativo de consciência quando estamos absolutamente certos da justiça da homenagem” pode ler-se na proposta sustentada nos termos do artigo 8º do Regulamento dos Galardões Municipais de Pinhel e que resultou na atribuição da Medalha Municipal de Mérito às seguintes personalidades, neste Dia da Cidade:
• Pedro Machado, atual Secretário de Estado do Turismo, que entre 2013 e 2023 assumiu o cargo de Presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal;
• Álvaro Carvalho, Médico e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Álvaro Carvalho;
• Rodolfo Queirós, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (desde 2018);
• José Monteiro Vaz, Diretor do Agrupamento de Escolas de Pinhel (desde 2009);
• Luís Falcão Martín, Jornalista do El Espanõl.
Além destes galardões, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel também propôs a atribuição da Medalha Municipal de Distinção a dois funcionários da autarquia, nos termos do artigo 16º do Regulamento dos Galardões Municipais.
José Carlos Lopes Neves, encarregado geral que se aposentou em finais de junho deste ano, com 47 anos de serviço, e Alfredo Manuel dos Santos, coordenador técnico da área de Recursos Humanos, que irá aposentar-se no final deste ano com 50 anos de serviço, foram agraciados com o galardão concedido “aos funcionários do Município que no cumprimento das suas funções se tenham revelado e distinguido exemplarmente, pela competência, zelo, determinação e espírito de iniciativa”.