Apresentação | VI Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela
Abril 23, 2024Município inaugura Exposição no Dia da Liberdade
Abril 26, 2024As Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril promovidas pelo Município de Pinhel tiveram o seu ponto alto na Sessão Solene realizada em frente aos Paços do Concelho.
O Hastear das Bandeiras foi acompanhado pelo Hino Nacional, a cargo da Banda Filarmónica de Pinhel, e teve Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários Pinhelenses.
Seguiu-se a “inauguração” de um painel realizado pelo Agrupamento de Escolas de Pinhel a fim de assinalar os 50 Anos do 25 Abril, resultado de um projeto artístico delineado e executado por Carlos Franco e Pedro Jerónimo, ambos professores no Agrupamento de Escolas de Pinhel.
Foi neste “cenário”, e depois de se ouvir a emblemática “Grândola Vila Morena”, que se seguiram as intervenções dos representantes do Poder Local – Assembleia Municipal e Câmara Municipal.
Usaram da palavra os líderes dos grupos municipais com assento na Assembleia Municipal de Pinhel: Gonçalo Cruz, em representação do Partido Socialista (PS), e Hugo Coelho, em representação do Partido Social Democrata (PSD).
Seguiu-se a intervenção da Presidente da Assembleia Municipal de Pinhel, Ângela Guerra, e, a fechar, usou da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura.
Na sua intervenção, o autarca lembrou o caminho percorrido em 50 anos de Democracia e Poder Local, sublinhando os desafios que se impõem no presente para garantir os direitos conquistados com a Revolução dos Cravos.
A atração e a fixação de pessoas continua a ser um desses desafios (se não o maior) e um dos principais eixos de ação do Município, com resultados como a anunciada instalação, no concelho de Pinhel, da primeira central de produção de biogás em Portugal.
Um investimento que vai atrair outros investimentos na área das energias renováveis, motivo pelo qual o autarca assumiu que “temos fortes razões para acreditar que 2024 e 2025 vão ficar marcados por boas notícias”, sublinhando que “estes investimentos vão criar riqueza, postos de trabalho e também receitas para o Município, algo que precisamos… e muito, para uma melhor gestão e para uma melhor prossecução dos objetivos a que nos propomos e que continuam a ser objetivos ambiciosos”.
A terminar, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel agradeceu o empenho do Agrupamento de Escolas de Pinhel e das IPSS do concelho na elaboração quer do painel alusivo aos 50 Anos do 25 de Abril, quer dos cravos elaborados manualmente para distribuir à população que hoje assistiu à Sessão Solene.