Encenação da Morte e Enterro do Senhor
Abril 2, 2024Parque Verde de Freixedas – reinício da empreitada
Abril 9, 2024O Executivo da Câmara Municipal de Pinhel esteve reunido no dia 8 de abril, tendo aprovado o Relatório de Gestão e os documentos de Prestação de Contas referentes ao ano de 2023.
O Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, destacou a taxa de execução, que rondou os 78%: “não sendo a melhor de sempre, ainda assim esta taxa de execução reflete o esforço feito pela autarquia no cumprimento dos objetivos a que se propôs, sendo certo que 2023 não foi um ano fácil e, como tal, não foi possível realizar todos os projetos que tinham sido elencados”.
Fruto de uma “gestão rigorosa, foi possível manter o equilíbrio financeiro das contas da Câmara, com um resultado líquido positivo de cerca de 1 milhão e 100 mil euros”.
Por outro lado, o autarca sublinhou “a efetiva diminuição das despesas em relação ao ano 2022, a rondar de 1 milhão e 200 mil euros”, bem como “a redução dos pagamentos em atraso na ordem dos 43%, em relação ao ano anterior”.
A concluir a análise do Relatório de Gestão, que foi aprovado por maioria, o Presidente da Câmara sublinhou a necessidade urgente de “aumentar as receitas próprias”, nomeadamente através da atração de investimentos que possam representar receitas para o Município.
Requalificação da EB2 de Pinhel
Depois de aprovado o projeto de arquitetura que visa a Requalificação da EB2 de Pinhel, nesta reunião o Executivo da Câmara Municipal de Pinhel aprovou os projetos de especialidade.
Com o objetivo de congregar neste espaço o ensino Pré-Escolar e o 1º Ciclo, o projeto de requalificação da EB2 de Pinhel (antes designada Escola Preparatória) contempla inúmeras melhorias, nomeadamente a nível da climatização e da eficiência energética, mas também no que diz respeito à funcionalidade das salas de aulas e dos vários espaços comuns. Por outro lado, também importa sublinhar as intervenções previstas a nível dos equipamentos desportivos – pavilhão e polidesportivo exterior.
Estima-se que esta intervenção de fundo represente um investimento superior a três milhões de euros, financiados a 100% ao abrigo do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência.