Dia Mundial do Turismo
Setembro 27, 2022Reunião de Câmara | 29-09-2022
Setembro 29, 2022A Assembleia Municipal de Pinhel esteve ontem reunida em sessão ordinária, no Auditório da escola sede do Agrupamento de Escolas de Pinhel.
A opção pelo espaço visou permitir uma maior aproximação à comunidade escolar e, de um modo particular, aos alunos do nível Secundário que, deste modo, tiveram oportunidade de assistir aos trabalhos sem sair da escola, sendo esta também uma matéria de cidadania ativa que importa fomentar e materializar.
Foi neste sentido que o primeiro ponto da ordem de trabalhos desta Assembleia foi uma “sessão de abertura” em que usaram da palavra a Presidente do órgão, Ângela Guerra, o Diretor do Agrupamento, José Vaz, e o Presidente da Câmara, Rui Ventura. Transversal às três intervenções foi a ideia de que os jovens devem ter e ser uma voz ativa na sociedade, podendo contribuir para a apresentação de sugestões e propostas que melhorem a Escola, a Cidade e o Concelho.
Antes de entrar no período “antes da ordem do dia”, onde foram abordados diversos assuntos, houve tempo para um breve momento musical protagonizado por alunos e professores.
Seguiu-se a ordem do dia, com destaque para a tomada de conhecimento do relatório sobre a situação económica e financeira semestral da Câmara Municipal de Pinhel, informação prestada pela Sociedade de Revisores Oficiais de Contas.
A este propósito, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel teve oportunidade de esclarecer que 2022 está a ser um ano muito difícil, “o mais difícil de que tenho memória”, disse Rui Ventura. O conflito na Ucrânia e a consequente escalada de preços em setores fundamentais como os combustíveis e a energia elétrica (e consequentemente em muitas outras áreas) está a originar sérios constrangimentos às autarquias que, além disso, ainda sofreram um corte no orçamento do Estado para o ano em curso, o que veio dificultar ainda mais as contas dos municípios.
Ainda assim, afirmou o autarca pinhelense, os últimos meses foram de intensa atividade e os investimentos realizados (em infraestruturas e atividades) têm tido o retorno desejado, traduzido na atração de pessoas, visitantes e turistas que têm contribuído para a dinamização das economias locais.
A sessão chegou ao fim com a participação de vários alunos que colocaram questões relacionadas com o funcionamento da Assembleia Municipal e também aproveitaram para fazer diversas sugestões de melhoria no Agrupamento de Escolas.
A Presidente da Assembleia Municipal, Ângela Guerra, concluiu a sessão congratulando-se com a presença de alunos e professores, pedindo aos mais jovens que sejam portadores de uma mensagem: é importante participar, é fundamental estar atento ao que se passa no nosso concelho e contribuir para o a sua afirmação e para o seu desenvolvimento.