Inauguração do Miradouro da Faia integra comemorações do 25 de Abril
Abril 20, 2022Inauguração do Miradouro da Faia
Abril 26, 2022As comemorações do 25 de abril promovidas pelo Município de Pinhel começaram esta manhã, com a tradicional Sessão Solene marcada pela palavra “Liberdade”. Para o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, “Liberdade” é também o povo de Pinhel poder dizer se concorda ou não com o projeto de exploração de lítio no concelho.
Foi esta a temática enfatizada na intervenção do autarca pinhelense, o último a usar da palavra nesta sessão comemorativa do 25 de Abril, continuando a manifestar-se muito preocupado com a intenção do Governo em avançar com o processo de prospeção e exploração de lítio numa área que corresponde a praticamente metade do concelho.
Para Rui Ventura, permitir que este projeto avance é “hipotecar o futuro do concelho, nomeadamente no que diz respeito à atividade agrícola e, também, em termos turísticos”.
Ora, os resultados dos investimentos nestas áreas estão bem à vista de todos, como demonstra a crescente produção de vinho e azeite (por exemplo), assim como a crescente procura por Pinhel (enquanto destino turístico) e os numerosos investimentos privados em unidades de alojamento, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, frisando uma vez mais o papel de relevo assumido pelo Poder Local instituído com a revolução de 1974.
Antes do Presidente da Câmara, usou da palavra a Presidente da Assembleia Municipal de Pinhel, Ângela Guerra, e também os representantes dos grupos parlamentares com assento na Assembleia Municipal de Pinhel. Em representação do Partido Social Democrata, interveio o líder do grupo, Hugo Coelho, e em representação do Partido Socialista foi Carina Cardoso quem usou da palavra.
As Comemorações do Dia da liberdade prosseguiram à tarde, com a inauguração do Miradouro da Faia, ato que contou com a presença da Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno.
Seguiu-se a inauguração da Estação de Serviço de Apoio a Autocaravanas, em Cidadelhe.
Finalmente, no âmbito do Festival Ciência Viva do Vale do Côa, realizou-se uma “Mesa Redonda” sobre a temática do Lítio, no Cineteatro São Luís.