DRIFT de Pinhel 2023
Agosto 21, 2023Requalificação da Trincheira | 2ª fase
Agosto 28, 2023No dia 25 de agosto, Pinhel assinalou mais um aniversário da sua elevação a Cidade, por Alvará de D. José I atribuído a 25 de agosto de 1770, já lá vão 253 anos.
As comemorações do feriado municipal tiveram início às 10.00h, em frente aos Paços do Concelho, com o Hastear das Bandeiras e a Sessão Solene em que usou da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura.
Eleito em 2013, e estando a meio do seu terceiro e último mandato, o autarca pinhelense lembrou os investimentos realizados ao longo dos últimos dez anos e, em particular, as principais obras inauguradas no Dia da Cidade, num investimento superior a 10 milhões de euros.
Nesta primeira intervenção, o edil de Pinhel também deu a conhecer as obras que estão em curso, com destaque para o Centro Intermodal com ponto de interface entre Parque TIR e Mobilidade Pedonal de Pinhel, uma obra de grande envergadura, que representa um investimento de perto de 1 milhão e 400 mil euros e que ainda vai ser inaugurada este ano.
Face ao exposto, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel concluiu “que é legítimo dizer que muito foi feito, muito está em vias de ser feito e, naturalmente, ainda haverá muito a fazer até porque as estratégias vão-se adaptando aos tempos, às necessidades e também às oportunidades”.
Inauguração da 2ª fase do projeto de requalificação do Parque Municipal da Trincheira
Integrada no programa de atos oficiais do Dia da Cidade, a inauguração da 2ª fase do projeto de requalificação do Parque Municipal da Trincheira contou com a presença da Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno.
Descerrada a placa, seguiram-se as intervenções com o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, a sublinhar que “a Requalificação do Parque Municipal da Trincheira é um projeto ambicioso, uma intervenção necessária e urgente, um investimento na qualidade de vida dos pinhelenses e um atrativo para quem nos visita”.
De facto, com as obras realizadas, “o Município devolveu dignidade, funcionalidade e atratividade a este espaço tão emblemático”, afirmou o autarca, pedindo a todos que sejam responsáveis na sua utilização.
Recorde-se que a 1ª fase do projeto de requalificação ficou concluída em 2020 e representou um investimento na ordem dos 676 mil euros. Nesta 2ª fase, a par da intervenção no espaço e da introdução de mais algumas melhorias, foi criado um circuito de manutenção com equipamentos desportivos, a pensar nos adultos, lado a lado com espaços de brincadeira e lazer onde sobressaem equipamentos lúdicos, a pensar nas crianças.
A próxima fase, e igualmente fundamental, adiantou o Presidente da Câmara, será a reflorestação da mata. Efetivamente é urgente proceder à plantação de novas árvores, adequadas ao território, e também abater algumas que estão em risco de queda.