Academia de Música de Pinhel

A música é, comprovadamente, benéfica para a saúde de miúdos e graúdos.

Nesse sentido, a Câmara Municipal de Pinhel disponibiliza, desde 2007, as condições ideais para que crianças e adultos do concelho de Pinhel e de outros da região possam usufruir de uma aprendizagem musical específica, através da Academia de Música de Pinhel.
Com o intuito de explorar e desenvolver distintas áreas da arte musical, da oferta formativa desta escola fazem parte diversas aulas individuais de instrumento, aulas de grupo e aulas de dança (Ballet).
A par da componente letiva, a Academia de Música de Pinhel promove, ao longo de todo o ano, inúmeras atividades e apresentações públicas que permitem, não só aos alunos mas também ao público em geral, vivenciar experiências únicas de enriquecimento pessoal e, em alguns casos, profissional.

Aulas individuais de instrumento: Bombardino; Clarinete; Contrabaixo; Flauta Transversal; Guitarra; Percussão (Bateria); Piano; Saxofone; Trombone; Trompete;

Aulas de grupo: Coro; Formação Musical (Disciplina obrigatória); Música de Câmara;

Ballet; Pré-Primário; Primário; Level 1; Level 2;

Telefone: 961254646
Email: academia.musica@cm-pinhel.pt

Banda Filarmónica de Pinhel


A Banda Filarmónica de Pinhel foi fundada a 6 de junho de 1986 por Mário Augusto da Silva, então vereador da autarquia de Pinhel.

Inicialmente sob a orientação do seu fundador e a regência do maestro José da Silva Cardoso, passou, em finais do ano 2005, para a responsabilidade do coordenador Edilberto Madeira e do maestro Joaquim Neves.

Desde inícios de 2011, está sob a regência do maestro Gonçalo Pinto, mantendo-se a coordenação sob a responsabilidade de Edilberto Madeira.

Com cerca de 35 elementos, a principal missão da Banda prende-se com o facto de dar a todos os jovens e adultos (se assim quiserem) do concelho de Pinhel a possibilidade de aprender e fazer música neste meio tão especial que é o mundo filarmónico.

Contabilizando uma média de 30 atuações por ano, a Banda Filarmónica de Pinhel assume a responsabilidade de representar o seu concelho em todas as suas deslocações, seja em festas populares, em encontros de bandas filarmónicas realizados um pouco por todo o país para os quais é convidada ou noutro tipo de serviços e cerimónias.

Do histórico de atuações destacam-se várias presenças em Espanha, nomeadamente em Hinojosa del Duero (Salamanca), para participar na Feira Internacional do Queijo; em Salamanca, a fim de participar nas Comemorações da Semana Santa (Sexta-feira Santa); em Ciudad Rodrigo, no âmbito do ciclo de concertos “Arte en la Frontera”; e, mais recentemente, em Barruecopardo (Salamanca), para a realização de um concerto.

Maestro: Gonçalo Pinto
Coordenador: Edilberto Madeira

Telefone: 917771921
Email: bandafpinhel@sapo.pt