O Grupo de Amigos do Manigoto (GAM) assumiu, desde a sua fundação, um papel pró-ativo no desenvolvimento de atividades culturais e recreativas, com vista à valorização e defesa do património do Manigoto, freguesia do concelho de Pinhel.

Em janeiro de 1998, foi inaugurado o Espaço Museológico, com uma exposição de carácter permanente intitulada “Coração Símbolos de Amor”.
Mas a atividade museológica do GAM teve início anos ainda antes disso, em 1992, com a realização de exposições temporárias e temáticas, tais como “Sinais da Cruz” (1992), “Ver para Crer” (1995), “Lindo Linho” (1996).

Nestes últimos anos, o Espaço Museológico do Manigoto apresenta uma exposição de carácter permanente dividida em duas temáticas (Arte Sacra e Etnografia).

De forma a colmatar algumas lacunas, este Espaço foi recentemente objeto de uma reestruturação. Neste sentido, foram feitos diversos estudos ao acervo do Espaço Museológico, nomeadamente catalogação, inventário, trabalhos de conservação e levantamento patrimonial.