A Biblioteca Municipal de Pinhel é uma infra-estrutura cultural imprescindível a um desenvolvimento integrado, onde a informação, a cultura e o lazer contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

Para isso, dispõe de diversos espaços funcionais capazes de servir os diferentes públicos. Integrada na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, com candidatura aprovada em 2004, a Biblioteca Municipal aguarda transferência definitiva para a futura Casa da Cultura de Pinhel.

A Biblioteca Municipal de Pinhel foi criada em 1937, fruto da paixão e dedicação de um homem da terra, Luís Augusto das Neves. Conheceu a sua primeira morada na “Casa Simões Ferreira”, junto à Fonte do Bispo. Mais tarde, foi transferida para o edifício do antigo Convento de Santa Clara, onde permaneceu até 1973. Nesta altura, mudou novamente de instalações, passando a funcionar no edifício da Câmara Municipal de Pinhel, até ao ano de 1999. Actualmente, encontra-se no piso superior do edifício do Mercado Municipal.

Além do espólio doado pelo serviço de Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian, aquando da sua extinção, em 2000, possui obras provenientes da oferta de particulares e, também, de aquisições efectuadas pelo Município. Ao todo, este serviço dispõe de 11.200 livros, pesquisáveis informaticamente, catalogados e arrumados em livre acesso.

Balcão de atendimento

Aqui, o utilizador pode obter todas as informações úteis sobre a biblioteca e o seu funcionamento:

– Obter informação sobre os documentos existentes;
– Solicitar o Cartão de Leitor, através da respetiva inscrição;
– Formalizar o pedido de empréstimo e respetiva devolução de documentos;
– Informar-se das atividades da biblioteca e de outras atividades culturais promovidas pela autarquia.

Secção juvenil

Esta secção destina-se a jovens dos 12 aos 17 anos que aí podem consultar ou requisitar obras relacionadas com as mais variadas áreas temáticas.

Secção infantil

Esta secção destina-se a crianças dos 0 aos 11 anos e o seu fundo documental está de acordo com esta faixa etária. Neste espaço desenvolvem-se com frequência diversas atividades lúdico-pedagógicas dirigidas aos mais pequenos.

Secção de adultos

Nesta secção coloca-se à disposição dos utilizadores uma variada coleção de livros em livre acesso e organizados por assuntos, que podem ser solicitados para consulta local ou empréstimo domiciliário.

Fundo Documental Antigo

Dispõe de uma sala onde se encontram os livros antigos, pertencentes ao Fundo Municipal. Estes livros não estão em livre acesso, isto é, o utilizador tem de solicitar a um funcionário da biblioteca que o acompanhe ao local onde pode consultar as obras pretendidas.

Audiovisuais

Os utilizadores da Biblioteca Municipal têm livre acesso às estantes, de forma a poderem selecionar o filme que pretendem visualizar em suporte VHS ou DVD.

Secção de periódicos

Nesta secção podem ser lidos e consultados, em livre acesso, jornais, revistas e outras publicações de carácter periódico.

Sala Polivalente

Neste espaço, a Biblioteca promove diversas atividades tais como colóquios, palestras, debates, exposições e outros acontecimentos de interesse para a comunidade.

Endereço e contactos

Escritores Convidados

2014 – Alexandre Parafita
2013 – Isabel Minhós Martins – Manuela Fonseca
2012- Maria João Lopo de Carvalho
2012 – Sara Rodrigues
2011 – Cristina Maia Caetano
2010 – Carla Freire e Cláudia Quelhas
2008 – António Torrado2009 – Ana Maria Magalhães
2007 – Daniel Marques Ferreira
2005 – António Mota2006 – José Jorge Letria

A Biblioteca Ensina-te

No ano lectivo 2006/2007, a Biblioteca Municipal de Pinhel deu início ao Projecto “A Biblioteca Ensina-te” que consiste na apresentação de um filme lúdico-didáctico sobre um tema que é posteriormente explorado a outros níveis pelos professores / educadores. Esta actividade é dirigida ao pré-escolar e ao 1º ciclo e funciona através da marcação de grupos. Os filmes são falados em português e abordam temas que vão de encontro aos interesses e às necessidades educativas das crianças. Após o seu visionamento, são colocados à disposição dos professores / educadores livros que abordam a temática do filme.

A biblioteca vai à escola

Em Janeiro de 2008 a Biblioteca Municipal de Pinhel deu início a uma nova atividade com o objetivo de promoção e sensibilização para a leitura – “A Biblioteca vai à escola”. Esta iniciativa consiste na itinerância pelas escolas do 1º ciclo das freguesias – de uma caixa de livros selecionados pela biblioteca. Assim, mediante uma inscrição, cada aluno pode requisitar 1 livro e cada escola 3 livros que ficam sob a responsabilidade dos professores. Os livros requisitados permaneceram nas escolas cerca de duas a três semanas, ao fim das quais serão renovados por outros.

A Hora do Conto

Dando continuidade às acções que visam incentivar hábitos de leitura nos mais novos, em Janeiro de 2009 a Biblioteca Municipal de Pinhel vai implementar mais uma actividade. Assim surge a Hora do Conto, destinada às crianças em idade pré-escolar que terão oportunidade de se deslocar às instalações da Biblioteca, nas datas previamente anunciadas, a fim de ouvir contar uma história e de participar noutras actividades paralelas. Além de estimular o imaginário dos miúdos, através do mundo mágico das histórias infantis, a Hora do Conto será mais uma oportunidade de contactar com os livros, descobrindo os prazeres proporcionados pela leitura. Porque ouvir contar uma história é um dos primeiros passos para a aprendizagem.

Encontro com o Escritor

O “Encontro com o/a Escritor/a” é uma iniciativa promovida pelo Município de Pinhel, em parceria com a Rede de Bibliotecas de Pinhel e que, ao longo dos últimos anos, tem procurado trazer a Pinhel diferentes autores de literatura infantil e juvenil. Promover e incentivar hábitos de leitura junto dos mais novos é um dos objectivos deste projecto que tem sido muito bem aceite pela comunidade educativa. Neste contexto, o trabalho nas escolas começa cedo, com educadores, professores e alunos envolvidos na leitura e interpretação de textos do/a escritor/a convidado/a, assim como na preparação de atividades a apresentar aquando do tão esperado “Encontro com o Escritor”.