drift
Pinhel é a Capital do Drift
Agosto 30, 2017
capaop
Projeto de criação da Rota do Massueime venceu Orçamento Participativo 2017
Setembro 12, 2017
Mostrar tudo

Última Assembleia Municipal

capaassembleia

A Assembleia Municipal de Pinhel esteve reunida ontem no Auditório dos Paços do Concelho, naquela que foi a última sessão do quadriénio 2013 / 2017.

Sendo a última reunião do mandato, a sessão foi pontuada por algumas intervenções de balanço e palavras de apreço por aqueles que, durante os últimos quatro anos, deram o seu contributo para o bom funcionamento deste órgão autárquico presidido por Ângela Guerra.
Naturalmente, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, também teve oportunidade de fazer uma breve retrospetiva do trabalho realizado e dos objetivos alcançados. Destacou, de modo particular, o apoio ao empreendedorismo e à inovação, traduzido na atração de novas empresas para o concelho, na área do calcado e da aeronáutica, mas também o apoio às empresas locais e àqueles que têm na agricultura a sua principal fonte de sustento.
O autarca lembrou ainda os investimentos na área da Ação Social, da Educação, da Cultura, do Desporto e dos Tempos Livres, em suma, os investimentos nas pessoas, nas famílias, e na sua qualidade de vida.
Para terminar, afirmou que apesar dos investimentos realizados, as contas do Município estão bem, destacando a redução da dívida e dos pagamentos em atraso.
E porque o futuro já está em marcha, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, lembrou que há novos projetos prestes a avançar, tal como a requalificação da Escola Secundária, a construção do novo Parque Urbano, a beneficiação das muralhas e também do Parque Municipal da Trincheira, obras que vão contar com financiamento comunitário.

Da ordem do dia…

Da ordem do dia desta sessão da Assembleia Municipal de Pinhel, destaque para a aprovação das taxas de IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis que, por proposta da Câmara Municipal, vão manter-se nos valores mínimos – 0,8% para Prédios Rústicos e 0,3% para Prédios Urbanos. Mantem-se, também, a adesão ao IMI Familiar que se traduz na aplicação de descontos às famílias com dependentes a cargo.
Por outro lado, foram apreciados e votados diversos apoios a Freguesias do concelho de modo a que estas possam concretizar projetos e obras que visam dar resposta às necessidades das populações locais.
Finalmente, a Assembleia Municipal de Pinhel aprovou por unanimidade a emissão de Declaração de Interesse Municipal da construção da Casa-Forte de Cidadelhe, equipamento que se destina a acolher e valorizar o valioso Pálio de Cidadelhe.