Projeto de criação da Rota do Massueime venceu Orçamento Participativo 2017

capaassembleia
Última Assembleia Municipal
Setembro 12, 2017
Rui-Ventura
Rui Ventura reeleito Presidente da Câmara Municipal de Pinhel
Outubro 3, 2017
Mostrar tudo

Projeto de criação da Rota do Massueime venceu Orçamento Participativo 2017

capaop

Foi ontem anunciado o projeto vencedor do Orçamento Participativo implementado pelo Município de Pinhel.

O processo decorreu ao longo dos últimos meses e a proposta vencedora vai ser incluída no Orçamento para 2018, tendo uma dotação financeira de 150.000 euros.
Assim, das 14 propostas submetidas, a que mais votos conquistou foi a proposta de criação da Rota do Massueime, apresentada pela Freguesia de Terras de Massueime (1039 votos, num total de 1761 registados).
De referir que esta rota, com uma extensão de 34 kms, “tem como prioridade a conservação e o respeito pela natureza, bem como dar a conhecer o património arquitetónico, a fauna e a flora da zona ribeirinha que levará os visitantes da aldeia de Ervas Tenras, na Freguesia de Terras de Massueime, até Cidadelhe, na Freguesia de Vale do Côa”.
A pé ou de bicicleta, do Massueime ao Côa… é este o desafio que está subjacente ao projeto vencedor do Orçamento Participativo do Município de Pinhel 2017.

Aquando do anúncio da proposta vencedora, no final da sessão da Assembleia Municipal de Pinhel realizada esta manhã, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, teve oportunidade de manifestar a sua satisfação pelo modo como o todo o processo decorreu, destacando desde logo a efetiva participação dos munícipes, tanto no que diz respeito à apresentação de propostas como relativamente à votação.
De um modo resumido, lembrou que “foram apresentadas 14 propostas, muito diversificadas e com temáticas consideradas relevantes, notando-se uma salutar preocupação com a preservação da nossa identidade e do nosso património, assim como uma forte consciência social”.
O autarca destacou ainda o envolvimento das Juntas de Freguesia, na divulgação das propostas e no acesso à plataforma.
Finalmente, registou com agrado os 1761 votos repartidos pelas várias propostas e felicitou, naturalmente, a proposta vencedora, apresentada pela Freguesia de Terras de Massueime, presidida por Pedro Ivo Pires, e que visa a criação da Rota do Massueime, na expetativa de que esta rota possa atrair novos visitantes e, assim, contribuir para a dinamização socioeconómica do concelho de Pinhel.