Pinhel integra Rede de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela

Inauguração da nova Sede da Junta de Freguesia de Freixedas e do Posto da GNR
Janeiro 9, 2017
22ª edição da Feira das Tradições dedicada aos Brasões, Pelourinhos e Cruzeiros do concelho
Janeiro 26, 2017

Pinhel integra Rede de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela

O acordo de cooperação que visa a constituição da Rede de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela foi assinado na passada quinta-feira, dia 19 de janeiro, no Fundão.

A iniciativa é da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), em parceria com a Universidade da Beira Interior (UBI), o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
Assim, e fruto do acordo de cooperação celebrado a 19 de janeiro, as bibliotecas dos 15 municípios que integram a CIM-BSE, incluindo o Município de Pinhel, vão passar a estar ligadas em rede e a disponibilizar os respetivos acervos de forma partilhada.
Em números, pode adiantar-se que este projeto pretende vir a abarcar mais de 30 mil utilizadores, que passarão a ter a acesso a cerca de 600 a 700 mil documentos, o que se constitui como uma evidente mais-valia para a promoção do conhecimento e da investigação.
Para tal, está previsto um investimento na ordem dos 80 mil euros (a realizar em duas fases), sendo que o trabalho de implementação já está a ser desenvolvido, prevendo-se que dentro de seis meses os acervos alargados já estejam ao dispor dos utilizadores.

De referir que a cerimónia que oficializou esta parceria teve lugar na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão. A representar o Município de Pinhel esteve a Vereadora Lucília, responsável pelo pelouro da Cultura.