Município de Pinhel e Associação Dignitude celebram protocolo de colaboração para implementação do Programa abem – Rede Solidária do Medicamento

noticiaapresentacao23feiradastradicoes
Apresentação Pública – 23ª Feira das Tradições e Atividades Económicas
Janeiro 23, 2018
noticiasigaofalcao
“Siga o Falcão” dá continuidade ao projeto de mobilidade promovido pelo Município de Pinhel
Fevereiro 5, 2018
Mostrar tudo

Município de Pinhel e Associação Dignitude celebram protocolo de colaboração para implementação do Programa abem – Rede Solidária do Medicamento

noticiaassinatura

O Município de Pinhel e a Associação Dignitude celebraram esta manhã um protocolo de colaboração que visa garantir o acesso de medicamentos a pessoas carenciadas.

Em representação do Município de Pinhel esteve a Vice-Presidente, Daniela Capelo, enquanto que a Associação Dignitude se fez representar por Augusto Meneses, Presidente da Direção da Delegação Centro da Associação Nacional das Farmácias, uma das parceiras desta Associação que nasce da parceria entre o sector social (Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo) e o sector da saúde (Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica).
O representante da Dignitude aproveitou para lembrar que foi no âmbito dos objetivos traçados pela associação que surgiu o Programa abem – Rede Solidária do Medicamento, que pretende garantir que todos os portugueses têm acesso aos medicamentos de que precisam.
Assim, além de pessoas carenciadas, o programa pretende também abranger casos de inesperada carência económica decorrentes de situações de desemprego repentino ou de confronto com doença incapacitante, entre outros casos a analisar.
Por outro lado, Augusto Meneses fez questão de frisar que a ação da Associação Dignitude assenta na concretização de parcerias, nomeadamente com os Municípios e outras entidades locais, pelo que agradeceu “a sensibilidade do Município de Pinhel e a sua adesão ao Programa abem – Rede Solidária do Medicamento”.
Por sua vez, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Daniela Capelo, explicou que a autarquia vê com muito agrado esta nova parceria com a Associação Dignitude, tendo em conta a realidade socioeconómica do concelho e o facto de que há pessoas cujos parcos rendimentos dificultam ou impedem o acesso aos medicamentos de que precisam.
Assim, no entender da Vice-Presidente, a adesão ao Programa abem – Rede Solidária do Medicamento, formalizada esta manhã no Salão Nobre da Câmara Municipal de Pinhel, será um importante contributo para a melhoria das condições de vida e de saúde da população deste concelho.